Curadores de alguns dos mais importantes festivais de artes cênicas do mundo estarão na cidade a convite do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre



A Rodada de Negócios será realizada dia 28 de abril no Teatro Sesc, integrando a programação do festival

O 6o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre apostou em uma programação que deu muito certo e resultou em turnês, apresentações e negócios fechados entre grupos gaúchos e curadores do Brasil e de outros países. A Rodada de Negócios foi um sucesso absoluto na edição de 2013 e se consolida como um dos diferenciais do FITRUPA em 2014. No ano passado, 72 grupos locais participaram, resultando em turnês pelos festivais do Brasil: Mosaico Cultural, Oigalê, Ayê, Pindaibanos, De Pernas pro Ar, Mototóti são alguns dos grupos que excursionaram em função deste bem sucedido encontro entre artistas e curadores/programadores.

Entre os convidados deste ano estão os “pesos-pesados” do teatro mundial, como Pau Llacuna, coordenador da maior Feira de Artes Cênicas da Espanha; Octavio Arbeláez, diretor do Festival de Teatro de Manizales, na Colômbia e do Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá; Guilherme Reis, coordenador do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília; Celso Cury, curador do Festival de Teatro de Curitiba; Ricardo Libório, coordenador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia; Kevin Morizur – Festival Teatro Contêiner de Valparaíso no Chile, Marcelo Bones – programador independente e Jane Schoninger – SESC, Sérgio Luis Venitt de Oliveira e  Guillermo Heras, do Iberescena.

A Rodada de Negócios é um encontro entre programadores/curadores de festivais nacionais e internacionais e artistas. A ação é considerada uma das mais significativas no Brasil, pois vai ao encontro das novas políticas culturais - em sua dimensão econômica - criando espaço e ambiência propícios para a interlocução entre artistas e agentes culturais diversos, projetando o teatro realizado no Rio Grande do Sul.


Curadores/programadores convidados:

Pau Llacuna i Ortínez
Coordenador da Feira de Artes Cênicas da Espanha. Licenciado em Historia da Arte pela Universidad de Barcelona; Gestão de instituições Artísticas y Cultural por ESADE e curso de Dirección de Proyectos Culturales por el CERC. Entre 1976 – 1985 coordenou o Departamento de Cultura da cidade de Igualada. Entre os anos 1986 y 1990 foi coordenador gerente da Feira de Teatro da Tàrrega. Até 1996, foi responsável pelo “Espai de Dansa y Música de la Generalitat de Catalunya”. Também foi coordenador de Actividades Propias del Servicio de Danza y Teatro de la Generalitat de Catalunya (1989-1991) e coordenador do Festival Internacional de Teatro de Sitges (1990-1992). De 1996 a 1998  fez parte da equipe da empresa “Llacuna-asociados”. Em 1998 voltou a ocupar a gerência da feira de Teatro de Tàrrega, da qual desde 2010 é o Diretor Executivo. A partir de janeiro de 2012 amplia funções e é responsável por toda a área cultural do Ayuntamiento de Tàrrega.

Octavio Arbeláez Tobón
Diretor do Festival de Teatro de Manizales (Colombia), Diretor geral da REDLAT Colombia, do Mercado Cultural de Medellín (Circulart 2.013) e VIA (Ventana Internacional de las Artes), Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá (2.014). foi diretor de Artes do Ministério de Cultura da Colômbia, y Coordenador Nacional de Programa e Consultor do PNUD na área de cultura e novas tecnologias. Participou da criação e gestão da Rede de Promotores Culturais América Latina e Caribe, do Mercado Cultural de Salvador, Bahia, Brasil , o Mercado Puerta de las Américas de México , o Mercado Cultural de Bogotá, o Fórum Cultural Mundial de São Paulo 2.004 e Rio de Janeiro 2.006. e do projeto de intercâmbio cultural Barcelona-Medellín. Foi membro dos conselhos executivos de IFACCA (Australia)((Federación Internacional de conselhos para a cultura e as artes) e da Rede Internacional Para e Diversidade Cultural (Canadá), do conselho assessor do Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (Espanha). Foi diretor do Foro Cultura y Desarrollo no marco da Asamblea del BID 2.009 em Medellín  e foi produtor executivo do III Congreso Iberoamericano de Cultura. Publicou textos em livros sobre artes cênicas e marketing cultural, em revistas da Espanha e da América Latina, onde se destacaram estudos  sobre a cadeia de valor das artes cênicas em Bogotá e o componente cultural do plano de turismo cultural de Medellin.

Guillermo Heras
Diretor Executivo do Programa IBERESCENA e Diretor da Mostra de Teatro Espanhol de Autores Contemporâneos de Alicante. Formado pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid, é dramaturgo, diretor cênico e professor de gestão das artes cênicas no curso de mestrado na Carlos III e gestão na Universidades de Argentina y México. Dirigiu obras de Calderón, B. Brecht, Cervantes, E. Corman, S. Berkott, Sarah Kane, P.P. Pasolini, B.M. Koltés, Juan Mayorga, Alvaro del Amo, Marisa Ares, L.M. González, Francisco Nieva, Sergi Belbel, Javier Daulte, Xavier Durringer, Lope de Vega, Rojas Zorrilla,etc. Trabalha com diversos coreógrafos em espetáculos de dança, com Francesc Bravo, Mónica Runde, Teresa Nieto, Maria José Robot, Manuela Rodríguez, Gracel Meneu, Vilma Rúpolo, Mariana Bellotto

Guilherme Reis
Criador do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, evento realizado anualmente e que este ano realizará sua 15a. edição. Guilherme Reis também é ator, diretor teatral e promotor cultural. No teatro trabalhou com diversos diretores, com destaque para Hugo Rodas, Antonio Abujamra, Zeno Wilde, B. de Paiva e Adriano e Fernando Guimarães. Em 2005 criou o Grupo Cena, com o qual dirigiu “Dinossauros” (2005), “Fronteiras” (2007), “Varsóvia” (2009), “Heróis, O Caminho do Vento”(2010), “Bagatelas” (2011) e “Inventários, O Que Guardei Pra Você” (2013). Especializado em marketing cultural e na gestão de projetos artísticos, é membro da Rede Latino-americana de Promotores Culturais Independentes e do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. Em 2001 criou a Cena Promoções Culturais Ltda., empresa que realiza projetos culturais e mantém o Espaço Cena, em Brasília, um teatro e centro de referência com capacidade para 60 espectadores. Coordenou os projetos MIT – Mostra Internacional de Teatro (2006 a 2010) e o Domingo CCBB – Todos os Sons (2007 a 2013), entre dezenas de outros.


Celso Cury
Curador do Festival de Teatro de Curitiba (2008 a 2014), Presidente | La RED – Rede de Promotores Culturais da América Latina e Caribe (2011/2013), Diretor da Oficina Cultural Oswald de Andrade – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.. Diretor da OFF Produções Culturais. Criador e Editor do Guia OFF de Teatro SP e RJ. Produtor, administrador cultural, tradutor e jornalista com atuação desde 1968 na área cultural.

Ricardo Libório
Um dos criadores e coordenador do FIAC BAHIA (2008 a 2013), atualmente também realiza o Mediação FIAC - Programa de Formação em Artes Cênicas e o Ponto FIAC (projeto de ocupações culturais de espaços púbicos). Atuou na gestão de ações do Programa Cultura e Pensamento (projeto FAPEX / MinC) e da restauração da Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus (FAPEX / UFBA). Consultorias diversas, foi membro de comissões do FAZCULTURA, Programa Petrobras Cultural, Prêmio Myriam Muniz (Funarte) e Petrobras Social. Passagens pelo Mercado Cultural, Percpan, Festival Nacional de Vídeo - Imagem em 5 Minutos.

Kevin Morizur
Um dos coordenadores do Festival Teatro Contêiner de Valparaíso no Chile, kevin é artista de rua e é responsável pelo audiovisual da prestigiosa Companhia Generik Vapeur, com trabalhos desenvolvidos na França, Polônia, Inglaterra e Rússia.

Marcelo Bones
Diretor, ator, professor e gestor na área teatral, Bones fundou o Grupo Teatro Andante de Belo Horizonte em 1990, onde dirigiu a maior parte dos espetáculos. Foi coordenador geral em 2004 e diretor artístico em 2012 do FIT - Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. De 2009 a 2011, foi Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes, na gestão de Juca Ferreira no Ministério da Cultura. Desde 1990 é professor de interpretação do curso de teatro do CEFAR - Palácio das Artes, onde também dirigiu vários espetáculos. Atualmente desenvolve projetos como consultor, assessor e programador independente em vários festivais de teatro no Brasil. É diretor executivo da Platô - Plataforma de Internacionalização do Teatro, que se destina a difundir por festivais, simpósios, feiras e rodadas de negócios internacionais, espetáculos que circulam pelo Brasil nos últimos anos.

Jane Schoninger
Gestora cultural com pós-graduação em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Gestão Organizacional pela Universidade Luterana do Brasil. Desde 1999 atua na área cultural através da gestão e produção de projetos culturais nas linguagens de literatura, artes cênicas, cinema, música e artes visuais. Coordenou e implantou projetos de educação complementar e projetos através de políticas públicas. Desenvolve projetos nacionais de circulação de artes. Curadora nacional de projetos de artes cênicas e produtora executiva de festivais e mostras de artes cênicas. Atualmente, coordena a área técnica de cultura de instituição de nível nacional.

Sérgio Luis Venitt de Oliveira
Graduação em História PUC-SP. Pesquisador de Artes Cênicas e Teatro Brasileiro. Assistente da Gerência de Ação Cultural do SESCSP, área de Teatro. Coordenação Artística do Mirada - Festival Iberoamericano de Artes Cênicas de Santos de 2014, SESC de São Paulo.



Dia 28 de abril, segunda feira, no SESC - Av. Alberto Bins, 665, Porto Alegre – RS
10h às 13h30 Rodada de Negócios
15h às 18h Conversas Públicas com os programadores convidados
18h Café com os convidados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços