Artesãos acreanos voltam da Itália motivados a incrementar a produção

Os artesãos acreanos José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha” e Leonora Siqueira Maia já estão no Acre. Após participarem do Salão Internacional do Móvel em Milão, na Itália, estão mais motivados a comercializar os produtos feitos a partir do látex.
Leonora Maia exibe o modelo Capeba que confeccionou e foi exposto na Itália (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Leonora Maia exibe o modelo Capeba que confeccionou e foi exposto na Itália (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Desde 2007, o Doutor da Borrracha confecciona calçados de látex. Este ano, ele passou por uma capacitação realizada pelo governo do Acre que, por meio da metodologia do Design Estratégico, repassou técnicas para atribuir mais valor ao produto. Dois modelos expostos em Milão, Trama Verde e Bota Bandeira, foram criados por ele.
“Pra mim foi ótimo o resultado [na Itália]. Fiz muitos contatos com pessoas e empresários que pensam em negociar”, comentou.
O artesão retorna para a cidade de Epitaciolândia, onde mora, e já nesta quarta-feira,16, dá continuidade à produção dos novos modelos.
Leonora Siqueira Maia mora e trabalha na Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, na cidade de Sena Madureira. Ela faz parte de um grupo que reúne sete seringueiros e 25 artesãs que fabricam diversos produtos usando o látex. Parte do grupo participou de duas oficinas de confecção de sapatos de látex.  “O pessoal que fez o curso está entusiasmado para começar a fazer os sapatos. E agora eu chegando lá com essa boa notícia do que eu vi eles vão ficar muito satisfeitos”, enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade