Viver sem limite capacita técnicos para atender pessoas com deficiência em cursos do Pronatec

A coordenação do Viver sem limite em Santa Catarina definiu nessa quinta, 27, que a capacitação dos funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e rede Sine no Estado será realizada por meio de vídeoaulas e webconferências. O objetivo é oferecer atendimento especializado para as pessoas com deficiência que se matricularem nos cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Vamos trabalhar para incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.
Participaram da reunião representantes da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e a representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Stela Rosa.
Para facilitar o repasse de informações para os profissionais de todo o Estado durante a capacitação o recurso usado será a internet. Estão programadas três webconferências para abertura, encerramento e tira dúvidas e uma série de vídeoaulas sobre conteúdos específicos. Uma cartilha sobre o assunto também será disponibilizada.
“Essa é uma etapa muito importante porque vamos capacitar os profissionais que vão receber e orientar as pessoas com deficiência na matrícula dos cursos do Pronatec”, lembra o coordenador do Viver sem Limite em Santa Catarina, Marcondes Marchetti.
De acordo com as orientações do governo federal sobre o Pronatec Viver sem Limite, todas as vagas dos cursos de qualificação profissional gratuitos do Pronatec podem ser acessadas pelas pessoas com deficiência, independente do ofertante, do curso e do tipo de deficiência. O atendimento é preferencial na ocupação das vagas. Por isso, não há turmas específicas para pessoas com deficiência e não há um número de vagas exclusivas para esse público. A ação é realizada numa parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, coordena o plano Viver sem Limite em Santa Catarina. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o número de pessoas com deficiência em Santa Catarina é de 1,3 milhão, ou 21% da população do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços