Estudantes da Serra Catarinense aprenderão a desenvolver softwares

Um projeto desenvolvido nos Estados Unidos para estimular a criatividade das crianças por meio da linguagem de programação virtual chegará às escolas públicas da Serra Catarinense nas próximas semanas. O nome – Programando o Futuro – sugere o principal objetivo de seus idealizadores: mostrar as vantagens que o setor de Tecnologia da Informação (TI) oferece.
O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 28, na Uniplac, com a presença de autoridades envolvidas no processo, gestores e monitores que coordenarão o projeto nas escolas.
O governo do Estado já liberou R$ 141 mil para a execução do projeto, intermediado pela Uniplac. Os recursos são oriundos da Fundação Catarinense de Amparo a Pesquisa (Fapesc), e foram repassados pela SDR Lages. “Trata-se do mercado que mais cresce no mundo, e a procura por profissionais capacitados só aumenta. Nossa meta é fazer com que as crianças vejam o mundo virtual como uma possibilidade para o futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.
No ano passado, o projeto piloto foi aplicado na escola Vidal Ramos Júnior. Agora, será implantado em todas as escolas estaduais instaladas nos municípios vinculados a SDR Lages que oferecem o Ensino Fundamental. Aproximadamente três mil estudantes que têm entre oito e doze anos serão beneficiados. O curso terá dois meses de duração. “A geração atual praticamente domina a informática, e nossa proposta é que os estudantes dediquem o tempo que passam na frente do computador ao aprendizado de softwares”, diz o coordenador geral do programa, professor Marcos Molineri.
A secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, ressaltou a importância de projetos inovadores nas instituições de ensino. “As escolas são o berço do desenvolvimento, afinal, elas transformam as pessoas, que, por sua vez, transformam a sociedade. Por isso, é tão importante investir-se na qualificação dos nossos estudantes, com propostas que agregam valor”, disse ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços