Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil será instalado quarta-feira




Será realizada nesta quarta-feira (02) a reunião de instalação do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Ceprodec). O evento terá a participação, pela primeira vez, de representantes de 27 instituições de diferentes áreas e setores do governo, universidades e da própria sociedade.

A novidade é resultado do Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013, com novo regulamento, instituindo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná. A iniciativa também é resultado do Fortalecimento da Gestão de Riscos de Desastres que integra o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, realizado com o apoio do Banco Mundial.

O Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil é composto por dois órgãos: um deliberativo, no qual os representantes das mais importantes instituições e setores relacionados com a questão dos desastres possui assento, direito a voz e a voto para tomar as decisões; e o órgão consultivo, composto por câmaras técnicas de temas específicos como produtos perigosos, incêndios florestais, riscos de desastres ambientais e outras que possam vir a ser criadas por necessidade para tratar de assuntos específicos.

INÉDITA - O caráter inovador do lançamento do Ceprodec está na inédita representação da comunidade científica e da sociedade civil organizada. Os dois segmentos foram convidados a participar por meio de chamamento público. As universidades já confirmaram presença. Entidades como a Federação dos Transportes de Cargas do Paraná, do CREA/PR, Federação das Indústrias do Paraná, Associação Comercial do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná também ocuparão pela primeira vez um assento para discutirem o tema no Estado do Paraná.

A reunião será no auditório Mário Lobo, situado no térreo do Palácio das Araucárias, em Curitiba, na manhã de quarta-feira (2), às 10h, e será presidida pelo Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade