Prevenção é o melhor remédio contra LER/DORT

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
As lesões geram de simples afastamento das atividades até incapacidade laboral

Bebel Ritzmann
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Joice Cristina dos Santos, responsável técnica de ginástica laboral do Imtep




Programas e ações do Imtep, referência em saúde empresarial, colaboram para a redução de casos dessas doenças laborais
Sexta-feira, 28 de fevereiro, é o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Essas doenças se constituem num dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Previdência Social, as LER/DORT atingem todos os setores produtivos, com grande incidência na agricultura, indústria e setor financeiro, sendo verificada também na área de transporte e na construção civil.

A exigência crescente de produtividade, pressão excessiva para cumprimento de metas, mobiliário inadequado, posturas incômodas e atividades operacionais, que exigem por tempo prolongado, rapidez e repetitividade de movimentos, passaram a ser considerados como desencadeadores e agravantes das lesões". Essas doenças laborais são a segunda causa de afastamento de trabalhadores de suas funções e atividades e as que mais geram incapacidade prolongada. "Ações de conscientização, prevenção e combate a estas enfermidades, que atingem milhares de pessoas, devem fazer parte dos projetos de gestão das empresas", recomenda Joice Cristina dos Santos, responsável técnica de ginástica laboral do Imtep, referência em saúde empresarial.

Portanto, Joice coloca que é fundamental o desenvolvimento de ações e projetos que visem à prevenção da LER/DORT. "É fato que dependendo do grau de comprometimento, essas lesões geram de simples afastamento das atividades até restrições e incapacidades laborais permanentes. Tais situações comprometem o futuro do profissional e afetam o lado emocional do trabalhador, provocando reflexos negativos também ao ambiente e saúde financeira da empresa". Joice analisa que prevenir adequadamente se torna uma medida mais efetiva e barata do que tratar e reabilitar.

Implantação de políticas de prevenção a doenças laborais eleva os ganhos das empresas e reduz o absenteísmo e dias de afastamento dos trabalhadores para consultas médicas e licenças, bem como, amplia os benefícios no pagamento do FAP - Fator Acidentário de Prevenção.

O Imtep tem priorizado em seus projetos, programas e ações voltados à saúde do trabalhador e à sustentabilidade das empresas. Em relação à prevenção, atualmente, desenvolve os programas de saúde ocupacional (PPRA/PCMSO), a implantação de Programas de Qualidade de Vida (PGL - Programa de Ginástica Laboral) e assessoria médica por meio da disponibilização de equipe de médicos do trabalho para devidas recomendações e assistências.

Sobre o Imtep - Há 19 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços, Saúde Ocupacional, Cursos e Treinamentos.

Imtep - - Rua Emiliano Perneta, 297 - 20º, 21º, 23º andares - Centro - Curitiba - Paraná - Telefone/fax -(41) 3304-9800- www.imtep.com.br -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade