Novo centro odontológico realiza 720 consultas por mês



Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Unidade no IAPI atenderá casos mais complexos na área de saúde bucal Unidade no IAPI atenderá casos mais complexos na área de saúde bucal
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Com 250 metros quadrados, centro tem quatro consultórios completos Com 250 metros quadrados, centro tem quatro consultórios completos
Foi inaugurado nesta quinta-feira, 27, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, n° 90). A unidade, que já está funcionando, foi entregue oficialmente à comunidade pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. Com uma equipe de cinco cirurgiões-dentistas, o CEO realiza 720 consultas por mês, uma média de mais de 30 pacientes por dia. (Fotos)
O sexto CEO de Porto Alegre atende moradores dos distritos Noroeste, Humaitá e Navegantes, que antes dependiam do centro do Hospital Nossa Senhora da Conceição, responsável por seis distritos sanitários de Porto Alegre. Com a nova unidade, foi possível reorganizar o sistema e ampliar a oferta de vagas nas especialidades odontológicas da região. “Saúde é nossa prioridade. Sempre vamos fazer um esforço para ampliar nossos investimentos nessa área. Esse Centro de Especialidades Odontológicas representa um forte investimento da prefeitura naquilo que é fundamental. A população mais carente precisa do atendimento da saúde bucal, inclusive esse atendimento mais especializado”, afirmou Fortunati. O prefeito destacou também que a implantação do CEO é fruto de uma parceria da comunidade com a prefeitura.
Para serem atendidos nos CEOs, os pacientes precisam passar inicialmente por um tratamento na rede básica de saúde do município, que fará o encaminhamento para esses serviços, caso haja necessidade. “Aqui os nossos cinco especialistas recebem aqueles casos mais complexos, que necessitam de tratamento mais especializado. Estamos investindo forte em saúde bucal, porque isso representa investir inclusive na prevenção de outras doenças. Nos últimos três anos, nós quintuplicamos o número de equipes de saúde bucal em Porto Alegre. Na Estratégia de Saúde da Família passamos de 15 para 75 equipes”, explicou o secretário Casartelli.
O representante do Conselho Distrital Noroeste, Paulo Goulart, disse que a unidade supre a demanda de moradores da região que não poderiam pagar por esses tratamentos. “Temos muitas pessoas carentes aqui nesses bairros que, se tivessem que pagar pelo atendimento ficariam com o problema, não teriam dinheiro. Valeu a nossa luta, valeu à pena esperar, porque a estrutura ficou muito boa e o quadro de profissionais que está trabalhando aqui é excelente, todos comprometidos com a nossa saúde”, comemorou Paulo.
CEO IAPI - Com 250 metros quadrados, o centro possui sala de espera, recepção, quatro consultórios odontológicos completos, salas de esterilização, raio-X, sala de coordenação, copa e banheiro. A equipe conta com cinco cirurgiões-dentistas, quatro auxiliares de saúde bucal e dois estagiários. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Saúde Bucal em Porto Alegre - Atualmente, o município conta com seis Centros de Especialidades Odontológicas. Desses, quatro são próprios (CEO Santa Marta, CEO Bom Jesus, CEO Vila dos Comerciários e, agora CEO IAPI) e 2 conveniados (CEO UFRGS e CEO GHC), atuando de maneira regionalizada. Os CEO'S disponibilizam à população tratamento de canal e gengivas, cirurgias orais menores, atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico e tratamento de lesões bucais.
Na rede de Atenção Primária, 122 unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família possuem equipes de saúde bucal. São 150 cirurgiões-dentistas que atuam nesses postos de atendimento. O número de profissionais especializados na atenção primária, pronto-atendimentos, serviços especializados e hospitalares é de 255.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços