Figueiró destaca conquistas do Plano Real e alerta para 'riscos' atuais

Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) saudou os 20 anos do real, celebrados no Congresso nesta semana, lembrando que o plano econômico pôs fim à escalada inflacionária. Com isso, o real não apenas acabou com a desordem das finanças públicas, como também permitiu o planejamento das fianças domésticas, estimulou a poupança e aumentou o poder aquisitivo dos consumidores, especialmente os de baixa renda, afirmou o senador.
Ele lembrou que nos sete anos antes do plano real o país conviveu com quatro diferentes moedas e ressaltou que os sucessivos cortes de zeros da moeda nesse período mostram a gravidade do processo inflacionário e o quanto falharam os planos econômicos adotados.
Figueiró destacou o pico da inflação no Brasil, de dezembro de 89 a março de 90, quando a alta de preços chegou a 82,4%. Mas com o real, de um dia para o outro, o país saiu de uma hiperinflação para o zero, disse.
O senador advertiu que a inflação é uma doença que exige das autoridades vigilância constante, austeridade fiscal e políticas públicas adequadas, para não comprometer a estabilidade econômica e o desenvolvimento, nem levar sofrimento às famílias brasileiras.
Infelizmente, muitas das conquistas que o Brasil obteve com a adoção do Plano Real, ou com seus desdobramentos consecutivos, agora correm grave risco, diante do abandono da agenda de reforma, do déficit fiscal, da crise de credibilidade governamental, a falta de investimento em infraestrutura e da leniência em relação ao fantasma inflacionário - alertou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços