Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Participação Cidadã


Foto destaque
  • IV Seminário da Participação Cidadã acontece no dia 14 de março
Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário do Sistema de Participação - Planejamento Participativo: O Futuro que Queremos. O evento ocorre no dia 14 de março, das 9h às 18h, no auditório do Palácio da Justiça do Estado (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar - Centro Histórico).

O IV Seminário tem como objetivo tratar da nova face do Rio Grande do Sul, com debates sobre os grandes empreendimentos, seus impactos sociais, os avanços científicos e tecnológicos a serviço da cidadania e da qualidade de vida das populações. Nesta perspectiva, será apresentada a proposta RS 2030 - uma Agenda de Desenvolvimento Territorial a ser elaborada de modo participativo pelos agentes que integram o Sistema de Participação, em parceria com o Ministério do Planejamento.

O evento está aberto ao público, em especial agentes regionais que atuam no processo de participação popular e cidadã, técnicos de prefeituras e movimentos sociais. O encontro abre a agenda de debates sobre o Ciclo do Orçamentário Estadual 2014/ 2015, que ocorre em todo Estado através das audiências públicas regionais (março), assembleias municipais (abril) e fóruns regionais de delegados (maio), culminando com a Votação de Prioridades (junho).

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.participa.rs.gov.br.
Acompanhe a programação
Abertura
9h - Governador Tarso Genro. O Rio Grande do Sul atual: os desafios enfrentados e as perspectivas de futuro.

9h30 - Desenvolvimento sustentável com equidade e participação: Esther Bemerguy de Albuquerque, Ministério do Planejamento; João Motta, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã; Fórum dos Coredes.

10h30 - Desenvolvimento regional e os desafios nacionais e internacionais: Fundação de Economia e Estatística- FEE e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - Cdes (que apresenta a II Carta de Concertação).

11h30 - Apresentação da Proposta RS 2030 - Agenda de Desenvolvimento Territorial: Secretaria do Planejamento, Gestão, Participação Cidadã - Seplag, Fundação de Economia e Estatística- FEE e Centro de Estudos Internacionais sobre Governo/UFRGS.

Intervalo

14h - Grandes projetos, sustentabilidade e impactos sociais: agenda de desenvolvimento portadora de futuro.
- Primeiro Momento - Grandes empreendimentos e impactos sociais. Polo Naval, Pré-Sal e Energia Eólica: João Ramis, Eletrobras; Prefeito de Rio Grande e Fundação Universidade de Rio Grande.
- Segundo Momento - Inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e ciência para os grandes temas econômicos e sociais. Nádya Pesce da Silveira, diretora-presidenta da Fapergs; Marcelo Lopes, presidente do BADESUL.
- Terceiro Momento - Integração e Fronteiras Sul-Americanas. Tarson Nuñez, assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador; Fundação de Economia e Estatística.
- Quarto Momento - Direito às cidades: agenda urbana e pós- manifestações de 2013. Betânia Alfonsin, professora da PUCRS e da Escola do Ministério Público; Vinícius Wu, Secretaria Geral do Governo/RS
17h - Debate Livre

Texto: Regina Farina
Crédito foto: Divulgação Asscom / Seplag

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços