Entrega de unidades do conjunto CCPL começa em março

Apartamentos abrigarão famílias que moravam nos antigos galpões da cooperativa

As famílias que moravam em condições precárias nos antigos galpões da CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite), em Benfica, Zona Norte do Rio, terão em breve moradia fixa e própria. Em março, o Governo do Estado entrega as primeiras 564 de 728 unidades habitacionais do condomínio, que está sendo construído pela Secretaria de Obras no terreno de 51 mil metros quadrados.

Com a conclusão dos 23 blocos, a etapa atual concentra-se em pintura dos apartamentos e das fachadas, em obras de urbanização e paisagismo e na construção de ruas de acesso e de quadras de esportes e de lazer. Cada bloco tem quatro andares e os apartamentos medem 37,6 metros quadrados de área construída, dividida em dois quartos, sala, cozinha e banheiro, exceto as 38 moradias destinadas a portadores de deficiência, que contam com as mesmas dependências, mas em 48,7 metros quadrados. As unidades habitacionais também estão recebendo piso cerâmico em todas as dependências.

Apenas 728 famílias, que hoje recebem aluguel social do Estado, das mais de mil que moravam nos galpões abandonados, ocuparão as novas moradias. As demais foram indenizadas ou optaram por compra assistida. Os prédios antigos foram implodidos.

O condomínio terá áreas de lazer e de circulação, com praça arborizada, ciclovia, espaço para recreação infantil e quadra poliesportiva, além de estacionamento com 74 vagas em volta de uma pista central de mão dupla para circulação interna. Um novo muro em volta será erguido, e outro que isola o condomínio da linha férrea e do metrô será revitalizado.
A construção das 164 unidades habitacionais restantes, divididas em mais nove blocos, está em processo de licitação, com orçamento estimado em R$ 27 milhões, perfazendo um total de R$ 94 milhões para a construção de todo o condomínio.

Investimentos do PAC 1

O secretário de Obras, Hudson Braga, lembrou que, na região de Manguinhos, entre 2008 e 2011, o Governo do Estado, também com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, construiu e entregou 1.048 unidades habitacionais: 568 no antigo Depósito de Suprimentos do Exército (Dsup) e 480 no Conjunto Embratel.

- Essas famílias, assim como as que viviam nos galpões da CCPL, encontravam-se em situação de risco, dentro das comunidades do Complexo de Manguinhos, e hoje moram em habitações seguras e confortáveis - afirmou o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços