A piometra quando não tratada pode ser fatal


A equipe da Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da SEDA realizou, esta semana, uma cirurgia de piometra numa gatinha de rua. O animal foi levado à UMV em estado grave, com uma secreção vaginal abundante. Ele está em observação e, tão logo esteja recuperada, será colocado para adoção.
A piometra é uma infecção uterina que acomete gatas de qualquer idade. A frequência da doença é maior em fêmeas, as quais os proprietários utilizaram algum tipo de progestágeno (hormônio) ou alterações hormonais nas gatas.
Os sinais da doença aparecem, geralmente, após o cio. Ela pode ficar inapetente, parecer triste, apresentar febre, aumentar a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina, e apresentar vômitos. Uma secreção vaginal abundante, espessa, de odor desagradável e cor parda, esverdeada, amarelada ou avermelhada são sinais bastante característicos da piometra. Os locais onde a fêmea senta podem ficar manchados pela secreção, dependendo se a piometra for aberta ou fechada. Muitas gatas lambem insistentemente a região genital e o proprietário poderá não perceber a secreção. Em alguns casos que se denomina "piometra fechada", esse corrimento não aparece, o que dificulta o diagnóstico.
O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta muito de tamanho e o organismo começa a absorver o conteúdo purulento, levando o animal a uma intoxicação por toxinas bacterianas (endotoxemia ou septicemia). Se diagnosticada a tempo, a piometra tem tratamento cirúrgico que consiste na remoção do útero e ovários associada a uma terapia com antibióticos, antiinflamatórios e analgesia. O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, exames laboratoriais (hemograma) e ultrassonografia abdominal para confirmar o diagnóstico e encaminhar o animal para a cirurgia imediatamente. A recuperação da cirurgia depende do grau, tempo de infecção e complicações, como insuficiência renal e outros agravantes.
O melhor método preventivo é a esterilização a partir dos quatro ou cinco meses de idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços