Temática do OP inicia debate sobre orçamento



Foto: Indaiá Dillenburg/Divulgação PMPA
Conselheiros optaram por realizar pequenos encontros para discussões Conselheiros optaram por realizar pequenos encontros para discussões
Apesar do mês de recesso das atividades do Orçamento Participativo (OP), os conselheiros da temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho (DETTT) optaram por organizar pequenos encontros para a discussão do processo que esse ano completa 25 anos. A iniciativa, realizada na noite de quinta-feira, 30, contou com a participação, do economista João Portela e na pauta, elaboração de orçamento.
De acordo com Portela, que foi secretário do Gabinete de Programação Orçamentária no primeiro mandato do ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça, o segredo de uma boa administração é a organização por programas que devem ser efetivados a partir de diagnósticos. “A discussão começa pelo levantamento dos problemas da cidade. Posterior ao diagnóstico, deve-se planejar a administração por programas”, destacou.
Economista por graduação e administrador por especialização, Portela destaca que, na elaboração do orçamento municipal, é necessário enfrentar a discussão com a sociedade. “Quanto maior for o grau de participação, melhor”, disse.
Os conselheiros da temática, Felisberto Seabra Luisi e Roberto Jackubaszko, enfatizaram a preocupação em propagar aos conselheiros e delegados, os passos da elaboração das peças orçamentárias municipais. Portela destacou que o Plano Plurianual (PPA) de Porto Alegre, apesar de ser elaborado para quatro anos, é revisado ano a ano. A reunião contou também com a participação da delegada da temática, Angela Nunes.
Ciclo do OP - aprovado em dezembro de 2012, pelo Conselho do OP (COP), o novo ciclo trouxe a aproximação do calendário às datas de elaboração do Orçamento. Com a mudança, agora é possível a inserção das demandas do OP no Plano de Investimentos e Serviços na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços