Susam recebe as primeiras doações de órgãos para transplantes deste ano

A Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) recebeu nesta semana as primeiras doações de órgãos deste ano. A primeira ocorreu na última terça-feira, 28 de janeiro, autorizada pela família de uma criança de nove anos. A segunda, na quarta-feira, dia 30, a partir da autorização da família de um jovem de 26 anos.
 Ambos os pacientes chegaram, respectivamente, ao Hospital da Criança da Zona Leste e ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio com quadro de gravíssimo traumatismo cranioencefálico, com evolução para morte cerebral. O gesto de solidariedade das duas famílias deverá beneficiar 10 pacientes que aguardam por um transplante.
 De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as córneas da criança e do jovem foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passarão por análise clínica e testes para posterior liberação para transplante, o que deve beneficiar a pacientes. Os rins da criança foram disponibilizados para pacientes da fila nacional de transplante, uma vez que não foram identificados receptores compatíveis no Amazonas. Os do jovem, por sua vez, foram transplantados no decorrer desta quinta-feira, dia 30, para dois pacientes de Manaus.
 Preparação - O Amazonas está em fase final de preparação para iniciar a realização de transplantes de fígado na rede de saúde local. Por isso, os dois órgãos captados nestas duas doações também foram disponibilizados para a fila nacional de transplantes.
 “As equipes do Hospital Adriano Jorge, que estão sendo preparadas para a realização do transplante de fígado em Manaus, acompanharam todo o procedimento cirúrgico de retirada dos órgãos doados”, destacou o secretário. 
Transplantes de fígado – O diretor-presidente da Fundação Adriano Jorge, Raymison Monteiro de Souza, informou que, nesta semana, as equipes do hospital estão realizando mais um ciclo de capacitação, como parte dos preparativos para a implantação do Programa de Transplantes de Fígado na unidade. O processo, que tem a tutoria do Grupo Hepato, de São Paulo, inclui a checagem e revisão de protocolos de atendimento. 
Paralelamente ao treinamento das equipes e definição de protocolos de atendimento, estão sendo providenciadas, pelo Governo do Estado, as aquisições de equipamentos que são necessários para a implantação do programa. Em breve, o hospital deverá receber a visita de vistoria do Ministério da Saúde para o credenciamento da unidade e da equipe médica como transplantadores. 
Histórico - No Amazonas, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e, até o último mês de dezembro, somava 234 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em julho de 2011 e 77 procedimentos desse tipo já haviam sido realizados no fechamento de 2013. Os transplantes de córnea, iniciados em 2003, chegaram a 1.067 procedimentos no final de do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade