Região da Praça Hugo Werneck terá diversas alterações de circulação



A partir de terça-feira, dia 14, serão realizadas mudanças de circulação na região da Praça Hugo Werneck, na Área Hospitalar. As alterações ocorrem para promover melhorias na mobilidade e a circulação do BRT na região. Com a mudança, os veículos terão novas possibilidades de acesso.

As principais melhorias que as alterações vão proporcionar são a minimização dos conflitos nos cruzamentos com a redução de três para dois tempos nos semáforos no cruzamento das avenidas Francisco Sales e Prof. Alfredo Balena, um trânsito mais organizado e com mais fluidez, mais tempo para travessia dos pedestres nas faixas e maior segurança para motoristas e pedestres que circulam na região.

Os locais serão sinalizados com faixas de tecido para orientação dos motoristas. Os usuários do transporte coletivo serão informados sobre as alterações e os pontos de embarque e desembarque desativados por equipes de monitores da BHTrans. Além disso, cartazes serão fixados dentro das linhas de ônibus, que deixam de passar por essas vias com circulação alterada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito e da Guarda Municipal irão operar o tráfego na região.
ALTERAÇÕES DE CIRCULAÇÃO
• Serão proibidas as conversões, à esquerda e à direita, no cruzamento das avenidas Francisco Sales e Prof. Alfredo Balena (Praça Hugo Werneck).
NOVOS ITINERÁRIOS
Com as alterações na Praça Hugo Werneck, os condutores terão um novo itinerário para acessar as avenidas Prof. Alfredo Balena e Francisco Sales. Veja abaixo:
• AVENIDA FRANCISCO SALES
- Sentido Centro/ Rua Álvares Maciel: Avenida dos Andradas, rua Ceará à direita, rua Álvares Maciel à esquerda.
- Sentido avenida Brasil/ rua Álvares Maciel: Avenida Francisco Sales, rua Ceará à direita (próximo à Santa Casa), avenida Prof. Alfredo Balena, rua Álvares Maciel.
- Sentido avenida Brasil/ avenida Afonso Pena: Avenida Francisco Sales, rua Ceará à direita, avenida Prof. Alfredo Balena à esquerda.

• AVENIDA PROF. ALFREDO BALENA
- Sentido avenida Afonso Pena/ avenida Brasil: Avenida Prof. Alfredo Balena, acesso à direita na Praça Hugo Werneck (em frente à Drogaria Araújo), avenida Francisco Sales.
- Sentido rua Álvares Maciel / bairro Floresta: Rua Domingos Vieira, rua Ceará, avenida Prof. Alfredo Balena, avenida Bernardo Monteiro à direita, avenida Francisco Sales à esquerda.
TRANSPORTE COLETIVO
Com a mudança, os itinerários e os pontos de algumas linhas de ônibus serão alterados a partir de terça-feira, dia 14/1. Veja abaixo as linhas que serão alteradas:
Linha Novo itinerário Ponto desativado Novo ponto
901 Rua Itajubá, av. Francisco Sales, av. Brasil, av. Carandaí, rua Paraíba, av. Prof. Alfredo Balena, av. Bernardo Monteiro, av. Francisco Sales, av. Assis Chateaubriand Av. Prof. Alfredo Balena entre av. Francisco Sales e rua Ceará. Av. Professor Alfredo Balena entre rua Ceará e av. Francisco Sales.

Av. Bernardo Monteiro, entre av. Prof. Alfredo Balena e av. Francisco Sales Av. Francisco Sales entre av. Bernardo Monteiro e av. Prof. Alfredo Balena

9030
9201
9208
9412
9803
 
Av. dos Andradas, rua Ceará, rua Álvares Maciel. Av. Prof. Alfredo Balena, entre avenida Francisco Sales e rua Ceará Av. dos Andradas, 2.230, entre av. Bernardo Monteiro e rua Ceará Rua Álvares Maciel, 615, em frente à Maternidade Hilda Brandão, entre as ruas Ceará e Piauí

9202
9801
 
Av. dos Andradas, rua Ceará, rua Álvares Maciel Av. Prof. Alfredo Balena, entre avenida Francisco Sales e rua Ceará Av. dos Andradas, 2.230, entre av. Bernardo Monteiro e rua Ceará Rua Álvares Maciel, 615, em frente à Maternidade Hilda Brandão, entre as ruas Ceará e Piauí


OBS: As linhas 62, 9204, 9403, 9404, 9408, 9805 e SC03A terão pequenas alterações no itinerário não interferindo nos pontos de embarque e desembarque.
AMPLIAÇÃO DO TEMPO SEMAFÓRICO
No cruzamento das avenidas Francisco de Sales e Prof. Alfredo Balena será reduzido de três para dois estágios semafóricos, ampliando o tempo em verde para os veículos e melhorando as condições de travessia para os pedestres. Com essa mudança, o BRT na Região Hospitalar terá maior agilidade. Veja quanto tempo de verde cada uma das vias irá ganhar com essas intervenções, no horário de pico da tarde:
• Avenida Prof. Alfredo Balena, ambos os sentidos: Atualmente os veículos possuem 27 segundos de verde e terão 43 segundos, aumento de 59%. Esses 16 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 720 veículos por hora na via.
• Avenida Francisco Sales, sentido bairro Floresta/ av. Brasil: Os veículos possuem 51 segundos de verde e terão 67 segundos, aumento de 31%. Esses 16 segundos possibilitarão a passagem de mais 720 veículos por hora na via, neste sentido.
• Avenida Francisco Sales, sentido av. Brasil/ bairro Floresta: Os veículos possuem 30 segundos de verde e terão 67 segundos, aumento de 123%. Esses 37 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 1.655 veículos por hora na via, neste sentido.
PEDESTRES

Atualmente, o menor tempo para a travessia de pedestres, em uma das pistas do cruzamento das avenidas Francisco Sales e Prof. Alfredo Balena (Praça Hugo Werneck), é de dez segundos. Com a nova configuração, o menor tempo para a travessia passa a ser de 42 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade