Prefeitura instala praça com wi-fi livre na Campus Party

A Prefeitura de São Paulo instalou uma praça com wi-fi livre na Campus Party, evento de tecnologia que recebe até 2 de fevereiro mais de 160 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte. O estande de 150 metros quadrados reproduz o serviço de internet gratuita que será instalado em 120 locais públicos da cidade.
O espaço foi decorado com bancos, árvores e projeções de imagens de praças da cidade. A ideia é convidar os campuseiros, como são chamados os participantes do evento, para a vivência de navegar na internet nas praças da cidade.
Sarah Moreira, 15 anos, gostou da experiência. “Está funcionando direito e é rápido. É um bom motivo para ficar ao ar livre”, conta a estudante. Ela explica que muitas vezes os jovens não têm condições de comprar um pacote de internet para o celular, o que torna muito atrativo o wi-fi gratuito. “Às vezes está um dia tão bonito e a gente fica preso em casa por causa da internet. Se tiver internet na praça, dá até pra combinar um picnic com a galera”, planeja Sarah.
O serviço instalado no evento é idêntico ao que será oferecido em cada um dos 96 distritos da Capital, com internet banda larga grátis, na velocidade de 512 kbit/s e acesso livre, sem necessidade de cadastro. Os pontos de rede sem fio serão instalados em espaços com grande concentração de pessoas, como praças, terminais de passageiros, parques, centros de convivência ou vias públicas. A expectativa é de que a rede atenda mais de 190 mil usuários por mês.
“A partir do momento em que você equipa mais a praça, ilumina mais e coloca ainda internet livre e gratuita, é um projeto que ajuda a valorizar os espaço públicos, especialmente para a juventude, que hoje é aficionada pela internet, pelas redes sociais”, explicou o secretário Simão Pedro (Serviços).
O wi-fi livre já entrou em funcionamento no Pateo do Collegio e no Mercado Municipal, na região central, e na Praça Dilva Gomes, em Itaquera, na zona leste. Na próximas semanas, será a vez do vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, do Largo do Japonês, na Casa Verde, e da Praça Fortunato da Silveira, em São Miguel Paulista.
A instalação em todas as 120 praças está prevista para ocorrer até junho de 2014. “Queremos ampliar o acesso à internet, desenvolver a ideia de governo eletrônico, dotar a cidade de uma rede de infraestrutura que permita São Paulo ser uma cidade conectada”, afirmou Simão Pedro.
Além do estande, a Prefeitura de São Paulo oferece à Campus Party apoio institucional em oficinas, debates e palestras relacionados a privacidade, criptografia, segurança de rede, sigilo da comunicação, software livre e outras iniciativas ligadas à valorização da rede como ambiente cultural e político livre.
Leia mais sobre o projeto Wi-fi Livre

Campus PartyFoto: Fabio Arantes/SECOM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços