Navegantes: uma história de fé e devoção em Porto Alegre Foto: Divulgação/PMPA Celebração é reconhecida como bem cultural de natureza imaterial da cidade Celebração é reconhecida como bem cultural de natureza imaterial da cidade A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que será comemorada neste domingo, 2 de fevereiro, é parte da história religiosa, da memória e da identidade da população de Porto Alegre. Essa celebração foi reconhecida e registrada em 2010 como bem cultural de natureza imaterial da Capital, na categoria celebrações. O registro de bens culturais de natureza imaterial como patrimônio cultural do município de Porto Alegre é reconhecido e amparado pela Lei n° 9.570, de 03 de agosto de 2004. Os bens culturais considerados imateriais dizem respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, celebrações, formas de expressão e lugares. A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes e a celebração religiosa em sua homenagem tem origem na cultura dos luso-açorianos. Aos poucos, a diversidade religiosa dos habitantes da cidade, e a convergência de imaginários católico e afro-brasileiro fez com que essa festa fosse adquirindo, com o passar dos anos, seu atual caráter sincrético, integrador, e socialmente democrático. Essa celebração acontece nos meses de janeiro e fevereiro, com destaque para o dia 2 de fevereiro, quando ocorre a procissão de retorno da imagem da Santa, vinda da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, local de celebração religiosa e confraternização popular.



Foto: Divulgação/PMPA
Celebração é reconhecida como bem cultural de natureza imaterial da cidade Celebração é reconhecida como bem cultural de natureza imaterial da cidade
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que será comemorada neste domingo, 2 de fevereiro, é parte da história religiosa, da memória e da identidade da população de Porto Alegre. Essa celebração foi reconhecida e registrada em 2010 como bem cultural de natureza imaterial da Capital, na categoria celebrações.
 
O registro de bens culturais de natureza imaterial como patrimônio cultural do município de Porto Alegre é reconhecido e amparado pela Lei n° 9.570, de 03 de agosto de 2004. Os bens culturais considerados imateriais dizem respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, celebrações, formas de expressão e lugares.
 
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes e a celebração religiosa em sua homenagem tem origem na cultura dos luso-açorianos. Aos poucos, a diversidade religiosa dos habitantes da cidade, e a convergência de imaginários católico e afro-brasileiro fez com que essa festa fosse adquirindo, com o passar dos anos, seu atual caráter sincrético, integrador, e socialmente democrático.
 
Essa celebração acontece nos meses de janeiro e fevereiro, com destaque para o dia 2 de fevereiro, quando ocorre a procissão de retorno da imagem da Santa, vinda da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, local de celebração religiosa e confraternização popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade