Governo compra produção de rapadura para as escolas e apoia cooperativa


João Ferreira salienta que quem produz a rapadura tem renda mensal de R$ 2 mil (Foto:Angela Peres/Secom)
João Ferreira salienta que quem produz a rapadura tem renda mensal de R$ 2 mil (Foto:Angela Peres/Secom)
Os investimentos do governo do Estado na área de produção estimulam o crescimento da rentabilidade da população rural. Quem está aproveitando o incentivo é a Cooperopção, cooperativa localizada no km 18 da BR-317 que está vendendo toda a produção de rapadura para o governo e complementando a alimentação escolar.
Para o processo de produção, os cooperados dispõem de uma agroindústria equipada, com capacidade de produzir e embalar até 12 mil rapaduras por dia. O destino da produção do ano de 2014 já está certo para escolas da rede estadual de ensino de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira.
As rapaduras são colocadas em embalagens pequenas para os alunos (Foto: Angela Peres/Secom)
As rapaduras são colocadas em embalagens pequenas para os alunos (Foto: Angela Peres/Secom)
Com o nome de “rapadurinha”, o produto é embalado de forma atrativa para os alunos. “O objetivo é que possamos dobrar a produção para que os alunos possam ter a rapadura mais vezes no cardápio”, explicou o presidente da cooperativa, João Evangelista Ferreira.
No momento, a agroindústria possui cinco pessoas na parte de produção e outras três para cortar a cana nas propriedades. Desde a fase que começa no moedor e decantador ao momento de empacotar e fazer a distribuição, os cooperados receberam o apoio do governo em equipamentos próprios, além de um caminhão disponível para operacionalizar.
Composta por 53 pessoas, a Cooperopção abrange a produção de milho, café, cana-de-açúcar e outras culturas. Segundo João, quem produz as rapaduras ganha em média até dois mil reais por mês. “Nessa produção cinco famílias são beneficiadas com essa renda boa, pra nós isso é a melhor coisa que tem”, salienta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços