Associação Brasileira de Psicoterapia promove Jornada de Primeiros Socorros Emocionais


Evento, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de fevereiro, visa preparar profissionais da área de saúde mental para atuar em momentos de trauma e desastre
Tragédias como a de Santa Maria, no ano passado, mostram a importância dos profissionais da área da Saúde Mental para atender vítimas e seus familiares. Diante das frequentes necessidades psicossociais decorrentes de eventos traumatogênicos coletivos como esse, cada vez mais frequentes no Brasil, a ABRAP (Associação Brasileira de Psicoterapia) promove a 1ª Jornada de Primeiros Socorros Emocionais em Situações de Emergência e Desastre, destinada a profissionais e estudantes da área de Saúde Mental.
“Há uma necessidade humanitária cada vez mais urgente de preparação de profissionais e estudantes da área de Saúde Mental dispostos a contribuir com energia solidária nessas ocasiões”, explica a presidente a ABRAP, Emília Afrange. “Neste contexto, a ABRAP tem como objetivo trazer uma visão contemporânea sobre o trauma, a fim de integrar perspectivas novas e reunir profissionais de diferentes instituições e abordagens”, explica. Segundo a psicoterapeuta Selma Ciornai, idealizadora do evento, “o foco é melhorar a eficácia do trabalho de primeiros socorros emocionais, tão necessários em momentos de crise, dor e desespero coletivo”.
O evento acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de fevereiro. Na sexta-feira, das 18h às 22h, o psiquiatra José Toufic Thomé aborda este novo campo traumatogênico, que requer conceitos psicodinâmicos ativos que se diferenciam do trauma psíquico tradicional.
No sábado, Pedro Padro e Carmen Lemos apresentam, das 9h às 13h, a Experiência Somática – SE, criada por Peter Levine, modelo contemporâneo de abordagem somática que trabalha a prevenção e o tratamento do trauma, oferecendo suporte às pessoas em sofrimento. Maria Helena Pereira Franco encerra a Jornada, a partir das 14h, discutindo questões que envolvem o luto e maneiras de levar para a prática uma fundamentação científica.
O valor das inscrições varia de acordo com a data e com a categoria (associado ABRAP e instituições parceiras, estudantes de graduação ou público em geral). Mais informações sobre o evento e inscrições estão disponíveis no site da ABRAP www.abrap.org ou pelo e-mail secretaria@abrap.br
1ª Jornada de Primeiros Socorros Emocionais em Situações de Emergência e DesastreData: 14 e 15 de fevereiro de 2014
Local: Av. Dr. Arnaldo, 1644, São Paulo (SP)
Informações e inscrições: secretaria@abrap.org e www.abrap.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços