Programa assegura alfabetização de crianças até 8 anos

Entre os meses de fevereiro e novembro de 2013, mais de dois mil professores alfabetizadores e 107 orientadores de estudos de todo o Estado receberam capacitação por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A Secretaria de Estado da Educação (SED) aderiu ao programa do Ministério da Educação (MEC) no início do ano e, a partir daí, trabalhou em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na realização de cursos de formação.
O PNAIC também faz parte das ações do Pacto pela Educação e tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos ou ao final do 3º ano do ensino fundamental. As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais didáticos e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC. Em 2013, o foco foi a disciplina de português com beneficio direto para 52 mil alunos. Para 2014, as discussões serão voltadas para matemática.
Uma das coordenadoras do programa em Santa Catarina, Regina Maria Lassance de Oliveira Nascimento, considera como sucesso os cursos capacitadores e projeta 2014 com novidades e continuidade no projeto. “Muitas crianças foram beneficiadas, e o pensamento é de continuar no ano que vem, melhorando sempre, em um ou outro setor”, comenta.
Regina conta com a participação de todos no ano que vem e já chama os educadores para realizarem suas novas inscrições. ”Contamos com a permanência dos Orientadores de Estudos que são os responsáveis pela formação dos alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino. No processo de seleção dos novos Orientadores de Estudos seguiremos a Portaria nº 1.458, de 14 de dezembro de 2012, que estabelece prioridade da vaga para tutores do pró-letramento ou professores do magistério que possuem experiência em formação de professores alfabetizadores”, explica.
O programa realizou, ainda, a entrega de materiais didáticos específicos para as escolas e professores, entre eles: livros didáticos, dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos e obras de apoio pedagógico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços