Municípios conhecem programa de Cisternas de Polietileno

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou na última sexta-feira (27) reunião nos municípios de Trairi e Amontada, no Litoral Oeste do Estado, com representantes dos Comitês Municipais do Programa Água Para Todos, prefeitos, secretários municipais e lideranças sobre o programa de instalação de cisternas de polietileno.

Em Trairi, serão instaladas 4.252 cisternas de polietileno, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. As obras serão executadas pela SDA. De acordo com o prefeito Francisco José Noronha, o Dr. Noronha, o município está passando por um momento delicado de seca. "Com essas cisternas será possível amenizar o sofrimentos das pessoas e garantir o abastecimento o ano todo", afirmou. O gestor ressaltou que as comunidades que deverão receber as cisternas de polietileno já foram identificadas pela Prefeitura Municipal e serão apresentadas ao Comitê.
Da reunião em Amontada, participaram também representantes do município de Bela Cruz, que será beneficiado com 2.376 cisternas.  Amontada receberá 3.317. O prefeito Paulo César Santos destacou a parceria com o Estado para viabilizar essas obras. Para o Prefeito de Bela Cruz, Carlos Antônio de Carvalho, a Prefeitura está oferecendo as condições necessárias para o trabalho do Comitê Municipal.

O Comitê Municipal do Programa Água Para Todos é formado por representantes da Ematerce, Prefeitura Municipal, Igreja, Agentes de Saúde e Associações Comunitárias. O colegiado define quais as comunidades receberão ou as cisternas de polietileno ou os sistemas de abastecimento d'água do Programa Água Para Todos.

O secretário Nelson Martins ressaltou que o Ceará é o Estado a receber mais investimentos na área de abastecimento. “Proporcionalmente no Brasil, somos o que mais tem recebido investimentos por parte do poder público para garantir o acesso da população a água. Isso demonstra também o quanto o Governo do Estado prioriza essa questão".

Nesta ação, foram investidos mais de R$ 72 milhões, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Ao todo, serão instaladas mais 19.380 cisternas de polietileno, contemplado também os municípios de Cedro, Fortim, São Gonçalo do Amarante, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d'água.

O secretário Nelson Martins afirmou que haverá reuniões com os demais municípios para tratar do assunto e também lembrou que até o final de 2014, o Ceará vai ter universalizado a água. “Sem contar outras ações com implantação de sistemas de abastecimento”, completou Nelson Martins.
As ações citadas pelo secretário também são parte do Programa Água Para Todos, uma das políticas do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, para universalizar o abastecimento d'água no Estado. Serão mais de R$ 200 milhões investidos para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços