Faetec amplia educação profissional e tecnológica no estado

Previsão é de que instituição inaugure novos CVTs e faculdades técnicas no próximo ano


O Governo do Estado está investindo na ampliação da educação profissional e tecnológica gratuita em todo o território fluminense. Em 2014, a previsão é de que mais seis CVTs (Centros Vocacionais Tecnológicos) sejam instalados e sete cidades passem a contar com novas unidades da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica).

Atualmente, mais de 100 unidades da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), da Secretaria de Ciência e Tecnológica, ofertam cerca de 200 mil vagas por ano, em qualificações que visam expandir as chances de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho. A fundação conta com 47 cursos técnicos, oito de graduação e quatro de pós-graduação.

Com 39 CVTs instalados em todo o estado, a fundação oferece qualificações em áreas como construção civil, carpintaria, solda, idiomas e informática. Em 2013, a qualidade no ensino em unidades de diferentes regiões – São Pedro da Aldeia, na Região do Lagos, Barra do Piraí, no Médio Paraíba, Itaboraí, na Região Metropolitana, Miracema, no Noroeste Fluminense e Correios, na Zona Norte do Rio de Janeiro – recebeu o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9001.

No próximo ano, as cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Niterói, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Saquarema e São João de Meriti ganharão faculdades tecnológicas. Os primeiros três municípios serão contemplados no primeiro semestre, enquanto os quatro últimos, no segundo. Entre 2014 e 2015, a expectativa é de que sejam oferecidas 4,4 mil vagas nas Faeterjs.

Além das novas unidades, as já existentes em Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana receberão um novo curso cada: Tecnologia de Processos Gerenciais; Tecnologia em Gestão Comercial, com foco em Empreendedorismo Digital; e Tecnologia em Sistemas para a Internet, com ênfase em Empreendedorismo Digital, respectivamente.

Escolas entre as melhores

Referência no estado, o Ensino Técnico de Nível Médio é um dos segmentos de maior destaque na Faetec. Atualmente, mais de 11 mil vagas são oferecidas por ano nas 37 unidades da rede, sendo a maior demanda para as 19 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Capacitações em diferentes eixos tecnológicos, como saúde, segurança, controle e processos industriais, gestão e negócios, são ofertadas nos centros de ensino.

Em 2012, sete escolas técnicas ficaram entre as dez melhores da rede estadual no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pelo segundo ano consecutivo, as ETEs João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, e Ferreira Viana, no Maracanã, mantiveram as posições de destaque, garantindo a segunda e a terceira colocações, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços