Prefeitos destacam ações municipalistas na gestão de Richa




A atenção dedicada pelo governador Beto Richa aos municípios é elogiada pelos prefeitos paranaenses. "O Beto vai ficar na história como um governo sensível e uma relação de confiança que não víamos no passado”, afirmou Lessir Canan Bortoli, prefeito de Renascença.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, prefeito de Nova Olímpia, reforça o perfil municipalista do governo do Estado. “É um governo em que os prefeitos confiam e estão abertos para uma grande parceria”, disse.

Sorvos destacou ações em favor dos paranaenses como o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que atende cidades com menos de 50 mil habitantes com recursos a fundo perdido. “O programa contempla a grande maioria das necessidades das prefeituras e mostra que o governador é realmente municipalista”, disse.

“Este governo não faz distinção e atende a todas as cidades, independente do seu tamanho. Os investimentos são fundamentais para os pequenos, que tem pouca arrecadação própria”, disse Juraci da Silva, prefeito de Jardim Olinda, o menor município do Paraná, com 1.400 moradores. Richa foi o primeiro governador na cidade em 40 anos.

DESENVOLVIMENTO - Wolnei Antônio Savaris, prefeito de Boa Vista da Aparecida, diz que Richa está realizando um programa inédito com o PAM, que contribui para o desenvolvimento de projetos que atendem diretamente à necessidade dos cidadãos. “Os pequenos municípios necessitam desta esta ajuda do Governo do Estado para o seu desenvolvimento”, afirmou.

“Vivemos uma democracia, um governo republicano onde o governador não olha para a cor partidária para decidir os investimentos”, afirma o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo – União da Vitória.

A prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, disse que o Estado é o parceiro número 1 na realização de muitos sonhos de sua cidade, que tem 5.000 habitantes. Com os recursos do PAM, mais financiamentos e outros convênios que serão assinados nos próximos dias, o município irá adquirir um britador, uma UTI móvel, ampliar o ginásio de esporte e construir uma capela mortuária. “Isso não seria possível sem o apoio do governo”, disse Cleci.

A prefeita afirmou que todos os municípios são beneficiados pelas ações do governo, mas principalmente os que têm menos de 20 mil habitantes. “Isso é resultado da presença constante do governador Beto Richa no interior. Ele pode constatar as nossas necessidades e está dando atenção especial”, afirmou a prefeita.

Indianópolis, com 4.300 habitantes, não recebia um governador há mais de 20 anos. Beto Richa esteve no município neste ano. “Foi um evento importante, a comunidade acolheu muito bem o governador. Assinamos convênios importantes, o que demonstra que este é um governo que olha para o povo”, afirmou o prefeito Paulo Cezar Martins.

Para Joaquim Rodrigues, prefeito de Colorado, as iniciativas do governo para atender a todo o Estado mostram que o governador não está só olhando para Curitiba e região metropolitana, mas para todo o Paraná.

Claudemir Herthel, prefeito de Rebouças, acredita que o fato de Richa ter sido prefeito é fundamental para entender as necessidades dos gestores municipais. “O governador olha para os pequenos e médios municípios, e tem atendido a todos", afirmou o prefeito de Araruna, Fabiano Antoniassi.

Em Terra Boa, que não recebia um governador há dez anos, o prefeito Valter Peres disse que a presença do governador no Interior demonstra respeito para com a população. "Ele não faz uma visita política, em ano eleitoral. Richa vem para verificar as realizações do governo e anunciar novas ações”, disse.

Jussara, com 6.600 habitantes, não recebia um governador há mais de 20 anos e o prefeito Moacir Pereira Valentini (Tatinha) disse que sempre afirmou aos moradores que poderiam contar com o apoio do Estado. “O que ele traz ajuda nossa cidade a se desenvolver”, disse a prefeita Lucinda Rosa, de Flor da Serra do Sul, na região Sudoeste do Paraná, o 300º município visitado pelo governador Beto Richa.

SOLUÇÕES - O governador Beto Richa afirma que o papel do Estado é criar soluções para que as prefeituras possam realizar investimentos e atender as demandas da população. “Hoje, no Paraná, os municípios têm acesso a recursos por meio de uma série de programas. Com isso, podem realizar obras, adquirir equipamentos, melhorar a vida das pessoas”, afirmou Richa.

O governador disse que o Estado ainda busca outras maneiras de apoio aos municípios. Ele destacou que este trabalho será reforçado assim que o Estado obtiver a liberação do financiamento do Proinveste. Parte dos recursos será destinada ampliar a capacidade de financiamento de obras de infraestrutura nos municípios, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Outra ação feita pelo governo estadual para dar mais opções de recursos aos municípios foi a redução do juro do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). “AS taxas ficaram menores e há um escalonamento na taxas. Os pequenos municípios pagam a menor taxa e têm prazos maiores”, disse Richa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade