Governador inaugura estação hidrometeorológica e horta comunitária em Barra Velha

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luis Ademir Hessmann, inauguraram, nesta quinta-feira, 28, uma estação hidrometeorológica e uma horta comunitária na Unidade Prisional Avançada (Upa), em Barra Velha, no Norte do Estado.
estacao hidrometeorologica - barra velha 20131128 1638653519
Foto: Neiva Daltrozo/Secom
>>> Mais imagens na galeria de fotos
“É um sonho nosso ter um estação como esta em cada município catarinense. Com esses equipamentos teremos a possibilidade de acompanhar os efeitos climáticos, a exemplo do radar meteorológico, que está sendo instalado no município de Lontras, no Alto Vale do Itajaí”, destacou Colombo.
Com investimento de R$ 22 mil, os equipamentos verificam temperatura, a umidade relativa do ar, a precipitação, o molhamento foliar e o nível do rio Itajuba. Atualmente, outras cinco unidades estão instaladas na região. Nos municípios de Garuva, Joinville, Itapoá e São João do Itaperiú estão em funcionamento estações agrometereológicas.
Os aparelhos realizam, a cada 15 minutos, a medição dos dados. Os registros coletados são transmitidos, de hora em hora, para um banco de dados e podem ser visualizados no link Monitoramento, do site http://ciram.epagri.sc.gov.br. As informações servem para avaliar as condições climáticas, podendo auxiliar na prevenção de desastres naturais.
A cidade de Joinville conta também com uma central meteorológica, que examina velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar. Com o início das operações da central, o Sistema de Monitoramento Climatológico (SMC) integrado está quase completo na área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville.
A Epagri/Ciram elaborou os projetos técnicos e implantou as estações. Os custos com adequações dos locais, instalações e manutenções das unidades são bancados com recursos das prefeituras, associações e cooperativas agrícolas e demais organizações comunitárias.
Horta Comunitária
Inaugurada na Upa de Barra Velha, a horta comunitária faz parte do Programa Produção de Hortaliças que é dirigido aos detentos da Unidade. A iniciativa visa melhorar a qualidade das refeições com hortaliças livre de agrotóxicos, motivar os detentos para a prática de produção de alimentos e possibilita a redução de custos na aquisição de hortaliças pela Upa.
“Essa ressocialização está acontecendo e isso mostra os resultados de um Estado com a menor taxa de evasão e fuga e a maior quantidade de presos que trabalham dentro de presídios do Brasil”, explica o governador.
O Projeto funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, na aquisição dos materiais e a Epagri, que realizou a implantação da horta com orientações e treinamentos teórico e prático. A Empresa também auxiliou na construção dos canteiros, adubação, semeadura, plantio e periodicamente haverá um acompanhamento das atividades. Em todas as atividades práticas há a efetiva participação dos detentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade