Cristovam Buarque: Educação é a melhor forma de combater o trabalho escravo

Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a aprovação pelo Congresso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57A/1999, que estabelece a desapropriação de terras onde seja comprovada a prática de trabalho escravo, e do PLS 432/2013, que regulamenta essa desapropriação. Além de declarar apoio à PEC do Trabalho Escravo, Cristovam salientou que o crime só é possível em razão da baixa qualidade de educação no Brasil.
- Se formos analisar quem é o trabalhador em condições análogas à da escravidão, vamos ver que nenhum deles terminou o ensino fundamental. Para quem termina o ensino médio já é praticamente impossível cair em trabalho análogo ao de escravidão. Certamente, não tem um universitário em trabalho escravo. Então, vamos dar uma boa educação que a gente resolve esse problema de vez - conclamou o senador.
Cristovam Buarque fez estes comentários ao elogiar a cartilha da Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que tira dúvidas sobre a PEC que pune o com a perda de terras o fazendeiro explorador de trabalho escravo. A cartilha informa, por exemplo, que uma pessoa está submetida ao trabalho escravo quando não pode se desligar do serviço, quando está presa ao patrão por dívidas e quando trabalha em condições degradantes e em jornadas exaustivas.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços