Conferência Ministerial da OMC Bali, 3 a 6 de dezembro de 2013




O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, chefiará a delegação brasileira à IX Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que ocorrerá nos dias 3 a 6 de dezembro em Bali, Indonésia.

Durante a IX Conferência Ministerial da OMC, serão tratados os temas do chamado "Pacote de Bali", que envolve Facilitação de Comércio, Agricultura e Temas de Desenvolvimento. Deverá ser, ainda, formalizada a acessão do Iêmen como o 160º Membro da Organização.

As negociações sobre Facilitação de Comércio objetivam simplificar processos, acelerar despachos aduaneiros e promover cooperação entre autoridades alfandegárias dos membros da Organização. Em agricultura, há propostas apresentadas pelo G-20 – grupo de países em desenvolvimento coordenado pelo Brasil – sobre subsídios agrícolas e quotas tarifárias, bem como proposta da Índia relativa à aquisição de produtos agrícolas para formação de estoques em países em desenvolvimento. Há, ainda, tratativas sobre temas de interesse dos Países de Menor Desenvolvimento Relativo com vistas à construção de um sistema multilateral de comércio que atenda aos interesses de todos os Membros.

O Governo brasileiro continuará a trabalhar com todos os membros da Organização com vistas à aprovação de acordos que permitam a expansão das trocas comerciais e a extensão dos benefícios do livre comércio a todos os países, em linha com o espírito que norteia a Rodada de Desenvolvimento de Doha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade