Visita do COI à cidade termina com workshop sobre saúde nas Olimpíadas

ntercâmbios internacionais ajudam na preparação para os grandes eventos

A preparação da estrutura de saúde que o Rio vai oferecer aos atletas e ao público durante os Jogos Olímpicos de 2016 foi o tema do workshop que aconteceu nesta terça-feira (29/10), na sede do Comitê Rio 2016, no Centro do Rio. O evento, que contou com a participação de representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, do Corpo de Bombeiros, do Comitê Olímpico Rio 2016, dos Jogos Olímpicos de Londres e do Comitê Olímpico Internacional, faz parte de uma agenda criada para receber a comitiva estrangeira e que incluiu visitas a unidades de saúde do Rio de Janeiro que farão parte da rede de atendimento aos participantes dos Jogos na cidade. Durante o workshop, os integrantes do COI e dos Jogos Olímpicos de Londres tiveram a oportunidade de apresentar o plano de atendimento à saúde usado nas últimas Olimpíadas.

- Temos orgulho de receber os representantes dos Jogos Olímpicos de Londres. Também quero agradecer e parabenizar o Comitê Olímpico Internacional pela visão integrada nas diversas áreas funcionais que envolvem a realização desse grande evento. A experiência e a sabedoria que estão sendo passadas com antecedência estão nos ajudando muito na preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 – comentou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Rio 2016.

Três anos antes da realização dos Jogos, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Corpo de Bombeiros já se planejaram para atender o público que vem ao evento, sem prejudicar o atendimento à população.

- A troca de experiências é extremamente importante para termos bom desempenho durante os jogos de 2016. Estamos aprendendo com quem já realizou uma olimpíada bem sucedida, como a de Londres. Agora, vamos adaptar todo esse conhecimento para a nossa realidade, dentro das nossas unidades de saúde. A gente percebe que a antecedência do planejamento é fundamental para obter o resultado esperado – explicou Ana Lúcia Neves, subsecretaria de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o chefe médico da Rio 2016, João Alves Grangeiro, a apresentação da área de saúde pública foi bastante satisfatória durante as visitas.

- O grupo pôde perceber que a área publica de saúde da cidade está completamente integrada, ou seja, toda a hierarquização do atendimento está coordenada e entrosada. Vendo toda a estrutura já montada, nos deu uma sensação tranquilizadora. O próximo passo será integrar as demandas dos jogos com os serviços já oferecidos na cidade – afirmou Grangeiro.

Desde 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem realizando um intercâmbio com referências internacionais para se preparar para os grandes eventos. Em encontros que reuniram participantes de unidades municipais e estaduais já foram discutidos temas como doação de sangue, organização das emergências dos hospitais públicos, implantação de protocolos, ações de vigilância em saúde, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços