RS em missão na Palestina dá andamento a projetos de cooperação


Foto destaque
  • Primeira reunião na Palestina confirma acordo assinado pelo governador Tarso Genro com o país
Para dar continuidade aos projetos de cooperação nas áreas de olivicultura, aquicultura e microcrédito - conforme acordo assinado pelo governador Tarso Genro com o Ministério da Agricultura Palestino em abril deste ano -, o Governo do Estado enviou uma comitiva que permanecerá naquele país de 25 de outubro a 2 de novembro.
Constituído pela assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Estado e por técnicos da Fepagro, Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa), Prefeitura de Bagé, Emater e da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), o grupo foi recebido, em uma primeira reunião, pelo Ministro da Agricultura da Palestina, Waleed Assad, em Ramallah. A viagem inclui uma série de reuniões técnicas em institutos de pesquisa, áreas de produção, agroindústrias, associações de agricultores e piscicultores, além de entidades da sociedade civil.

De acordo com o assessor internacional Fábio Balestro, a missão consolida o papel político e econômico do Rio Grande do Sul na região e reforça o compromisso brasileiro com um estado palestino independente e viável - "condição inerente a um processo de paz bem-sucedido entre Palestina e Israel".

"Estamos constatando aqui, além de árvores milenares em franca produção, um envolvimento diferenciado dos agricultores com a pesquisa e produção de oliveiras", observou o diretor técnico da Fepagro, Ivan Krolow, coordenador técnico da missão. Segundo ele, já é possível perceber a importante contribuição que essa proposta de cooperação pode gerar ao Rio Grande do Sul.

As associações atuam junto à pesquisa que orienta os agricultores a permanecerem na atividade em sistemas naturais de produção, principalmente sob a ótica da produção orgânica. Segundo o diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa da Palestina (Narc), Mohammed Abu-Eid, os técnicos palestinos orientam os agricultores quanto às técnicas a serem empregadas e o momento ideal de colheita das azeitonas.

Linhas de pesquisa 
O Narc conta com quatro laboratórios nas áreas de Solos, Água, Qualidade do Azeite e Pesquisas Bioquímicas. A caracterização genética e morfológica das variedades locais está sendo considerada como atividade principal, com o objetivo de estabelecer plantas matrizes dentre as mais de 30 variedades identificadas. Treze delas já se encontram mapeadas no Centro em Jenin e 38 no Centro de Hebron. O controle da mosca-da-fruta (Bactrocera oleae) e de doenças, como o olho de pavão (Spilocaea oleagina Hughes), também estão entre as linhas de pesquisa prioritárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade