Nota oficial Secretaria de Estado da Saúde

O menino Erick Pereira Melo, de quatro anos, morreu na manhã desta quarta-feira, em Lages, vítima de queimaduras que afetaram 70% de seu corpo. Ele estava recebendo tratamento específico em um leito de UTI pediátrica, no Hospital Infantil Seara do Bem, desde o dia 23, quando houve o acidente.
A UTI do Joana de Gusmão dispõe de oito leitos com estrutura semelhante à UTI pediátrica do Seara do Bem. O diretor do hospital, Murillo Capella esclarece que não há no Hospital Infantil de Florianópolis leitos de UTI específicos para queimados. Há, sim, leitos de UTI geral onde os pacientes queimados graves são também tratados. Se tivesse sido transferida para a Capital, a criança receberia os mesmos cuidados de UTI até que seu quadro clínico estivesse estabilizado para então ser submetida ao tratamento de queimadura (especialidade disponível no Hospital Infantil Joana de Gusmão).
Desde a última quinta-feira, 24, o setor de Regulação do Estado vinha buscando uma vaga em um hospital onde houvesse tratamento de queimados para crianças, já que no Hospital Infantil Joana de Gusmão todos os leitos de UTI estão ocupados por crianças em estado grave.
Na terça-feira, a vaga foi disponibilizada no Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre (RS), além de um leito no Hospital Baia Sul, em Florianópolis. No entanto, a médica do menino Erick não liberou a transferência porque a situação dele era instável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade