Município de Cantagalo recebe Tomógrafo Móvel

Pela segunda vez, Cantagalo recebe a unidade móvel de Tomografia Computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde. O serviço permanece no município até 9 de novembro. O equipamento ficará instalado na Praça Miguel de Carvalho, no Centro. Também serão beneficiados os municípios de Cordeiro, Carmo, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Bom Jardim. A previsão é de que 500 exames sejam realizados.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A estrutura móvel possui dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.

Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Mais de 80 mil exames

O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS, Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 61.324 pacientes e realizaram 80.562 exames. Neste momento, o outro equipamento se encontra em Teresópolis, onde permanecerá até 2 de novembro. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 22 mil pacientes, realizando mais de 26 mil exames. O equipamento se encontra em Itaperuna, permanecendo neste município até o dia 14 de novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade