Governo realiza a Semana da Cultura

A Semana da Cultura, espaço criado para comemorar o Dia Nacional da Cultura, apresenta uma programação com atividades artístico-culturais, nos dias 5, 7 e 8 de novembro. A realização do projeto é da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Conselho Estadual de Cultura (Concultura). O objetivo é fomentar a produção, difusão e formação.
Francis Mary Alves, presidente da FEM idealizadora Semana da Cultura
Francis Mary Alves, presidente da FEM idealizadora Semana da Cultura
“Serão momentos de interação cultural numa programação que traz, além das apresentações artísticas, também a formação com oficina e palestra,  homenagens e o incentivo com o lançamento do edital Gameleira Cultural, além da mostra de produtos”, explica Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM, idealizadora do projeto.
A abertura no dia 5, às 19 horas na Tentamen apresenta um sarau  cultural com poesias, performances e apresentações musicais, além da Feira de Economia Criativa. Um dos momentos da programação é o ato de outorga da Ordem do Mérito Cultural a quatro  personalidades: o escritor Francisco Gregório Filho, o músico Pia Vila, o escritor e artista plástico Garibaldi Brasil (in memoriam) e o mestre espiritual Daniel Pereira de Matos (in memoriam).
Qual o papel social e cultural dessas pessoas na formação da sociedade acreana? A ideia com a Ordem do Mérito Cultural é lançar essa reflexão. “Os homenageados foram responsáveis, cada um na sua área de atuação, por ações de práticas educativas de arte em vários espaços, contribuindo na formação histórico-cultural de nossa sociedade”, comenta Francis Mary.
Para a presidente da FEM é importante reconhecer o trabalho e a contribuição dessas pessoas para a cultura no Acre. “É algo que traz um valor simbólico de extrema importância. Esse é um momento  de homenagem que também vem pra fortalecer a nossa identidade”, disse.
Edital Gameleira Cultural
Com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), no mesmo evento de abertura será lançado o edital Gameleira Cultural. Ele é  direcionado a projetos na área de música, teatro, dança e artes plásticas de vários gêneros e performances artísticas, com atividades para serem desenvolvidas aos sábados. Francis Mary explica: “Os artistas terão mais uma opção para expor sua arte e interagir com o público, que também terá acesso a uma programação cultural. Além disso, é uma  forma de dinamizar esse lindo espaço, estimular o comércio. A Gameleira é um dos principais pontos turísticos do Estado”.
Workshop “A Cultura Lúdica e a Formação do Brincante”
A programação oferece nos dias 7 e 8, a palestra “Organização de espaços lúdicos, papel e perfil do ludoeducador”, com Ruth Elisabeth de Martin, educadora e pesquisadora responsável pelo Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Laprimp) da Faculdade de Educação da USP, e a oficina “Jogos  Étnicos e Multiculturais” com Debora Pereira e Neelama Gayatri. A ação é da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Lamprimp e FEM.
 
Homenageados com a Ordem do Mérito Cultural
Juscelino Araújo Vila Nova, Pia Vila - Acreano de Rio Branco, mais de 37 anos dedicados à música. Ele lança seu primeiro CD, intitulado Aldeia sideral em (2004), num show que ficou na história por reunir antigos parceiros, e levar para o espaço da Concha Acústica, em Rio Branco (Parque da Maternidade), um coro de jovens que pulavam, cantavam suas letras, e agitavam acompanhando Vila. O grande balanço na carreira de Pia aconteceu em 2005, com sua participação no Festival Varadouro, mexendo com a adrenalina do público. No show rock, soul e blues e pitadas de mastigadinho. De Fernando Rosa, do Senhor F, que cobriu o evento, ele foi batizado de "Iggy Pop do Norte".
Daniel Pereira de Mattos (in memorian) - Nasceu no Maranhão no dia 13 de julho de 1888, na antiga Vila de São Sebastião de Vargem Grande. Conterrâneo de Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime. Chegou à Rio Branco na época da Revolução Acreana como 2º Sargento da Marinha.  Desempenhou outras profissões: sapateiro, cozinheiro, músico, alfaiate, carpinteiro, marceneiro, artesão, poeta, pedreiro e padeiro. Daniel fazia composições que falavam de paixão, da busca pela mulher amada, cantando e tocando em instrumentos que ele próprio fabricava. Com graves problemas no fígado, recebeu um tratamento espiritual do amigo Irineu Serra. A partir daí passou a seguir a doutrina do daime. Ajudou a musicar os primeiros hinos. Foi numa casinha de madeira de paxiúba e pau roliço, doada por Manoel Julião da Silva, no seringal Santa Cecília, que deu início aos trabalhos: as "obras de caridade".  Após o cumprimento de uma penitência de 90 dias, que ficou conhecida como "Romaria dos 90 dias", desencarnou no dia 08 de setembro de 1958, às 18h30, no início da romaria de São Francisco das Chagas.  Atualmente é chamada a Barquinha, nome pelo qual ficou conhecida a Doutrina revelada a Daniel Pereira de Mattos.  Daniel recebeu o título de Frei Daniel.
Garibaldi Carneiro Brasil (in memorian) - Nascido em 27 de setembro de 1908, era, segundo Zé Leite, o mais acreano dos paraenses. Afinal de contas, apesar de nascido no Pará, aos seis meses veio para Sena Madureira onde seu pai era seringalista. Mas foi enviado de volta ao Pará, aos 17 anos, para estudar na Faculdade de Direito, como era comum naquele tempo. E assim passou boa parte de sua vida, hora no Pará, hora no Acre. Mas, tanto lá como cá, não conseguia se furtar de dedicar boa parte de seu tempo às artes. A poesia, a pintura, as letras corriam em suas veias tal como o gosto pela política e o exercício do direito. E nestes múltiplos ofícios se desenrolaram as tramas da vida de Garibaldi. Aqui no Acre, realizou sua primeira exposição de caricaturas, charges e pinturas no hall do Cine Teatro Recreio. Foi Diretor da Rádio Difusora Acreana.  Definitivamente Garibaldi foi um homem de muitas e distintas facetas/talentos. Faleceu em  13 de dezembro de 1986. A Fundação de Cultura de Rio Branco leva seu nome desde 1992, homenagem feita durante a gestão de Jorge Viana na prefeitura.
Francisco Gregório Filho - Nasceu em Rio Branco, no Acre. Formado em artes cênicas, pela UNIRIO, atuou como ator e diretor. Foi gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música, rádio e teatro. Foi presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour. Na década de 1990, começou a se dedicar às questões da leitura. Foi um dos organizadores do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, implantado em 1992, na Biblioteca Nacional (1992 a 1996). Desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias para educadores sociais, estudantes e profissionais de diferentes áreas. Como contador de histórias se dedica a um repertório voltado para os contos populares brasileiros. Criou a rede da Casa de Leitura no Estado do Acre. Gregório Filho se aposentou na Fundação Biblioteca Nacional em maio deste ano, após 40 anos de serviços públicos prestados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade