Exposição sobre conflito de 1923 começa nesta quinta no Solar dos Câmara


O enfrentamento armado ocorrido no Rio Grande do Sul em 1923 é tema de uma exposição que será inaugurada no Solar dos Câmara, nesta quinta-feira (31), a partir das 18h. A programação inclui uma mostra de fotos sobre o conflito e a exibição do filme "A revolução no Rio Grande", realizada por Benjamim Camozato naquele mesmo ano.

O diretor do Museu Júlio de Castilhos, Roberto Prym, entregará ao Solar o retrato de General José Antônio Correa da Câmara (1824-1893), antigo morador da casa. A imagem ficará permanentemente exposta na entrada do prédio.

Os primeiros visitantes do evento receberão gratuitamente o CD "Bandoleiros - A Revolução Sul-Riograndense de 1923". Esse material, digitalizado pelo Museu da Comunicação José Hipólito da Costa, apresenta fotos, textos e documentos históricos de 1923.

A exposição é resultado da pesquisa realizada pelos historiadores do Comitê da Transversalidade Secretaria de Estado da Educação (Seduc)/ Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), com a curadoria de Dilza Porto Gonçalves, Giovanni Mesquita e Gabriela Konrad e assessoria de Andréa Fraga.

Conflito de 1923 O conflito, que em 2013 completa 90 anos, foi um embate armado gerado a partir de uma tensão constante entre os oposicionistas ao PRR e o próprio Partido Republicano, que tinha como seu expoente máximo Borges de Medeiros. Os 30 anos de permanência do PRR no poder e o desgaste político evidente acabaram tornando-se os principais motivos dessa querela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços