Evento discute controle de emissão atmosféricas das indústrias no Paraná




O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoveram nesta quarta-feira (30), em Curitiba, um seminário técnico sobre os novos padrões de emissões atmosféricas de indústrias (fontes fixas) no Estado do Paraná.

O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas de todo país e de palestrantes e representantes de órgãos ambientais de outros Estados e de empresas especializadas.

O Seminário tem como objetivo principal fortalecer o conhecimento do setor industrial do Paraná com relação aos novos padrões de qualidade do ar e com as tecnologias disponíveis para controle de suas emissões atmosféricas. Os padrões de emissão dos poluentes que podem ser emitidos pelas indústrias no Estado foram revisados por um grupo técnico multidisciplinar.

A proposta do novo texto foi encaminhada para o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, para homologação na revisão da Resolução Sema nº 054/2006 que estabelece esse parâmetros no Paraná. Somente após a assinatura e publicação oficial do documento, o IAP passará a cobrar os novos parâmetros dando um prazo de adequação para as empresas.

"Nossos monitoramentos da qualidade do ar mostram que, historicamente, nossa qualidade do ar varia entre boa e regular. Ou seja, está na maioria das vezes dentro dos padrões recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e exigidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Mas atuar na prevenção é sempre muito mais eficaz e importante que na remediação do problema, esse é o nosso objetivo", explicou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O público alvo do seminário é de profissionais da indústria, os quais têm a obrigação de adequar os sistemas produtivos às novas demandas de emissões. Por isso, as entidades procuram uma aproximação e diálogo para promover o desenvolvimento sustentável no Estado.

"Nós temos notado que de uns tempos pra cá, o IAP tem procurando junto com a indústria por melhores soluções pró-ativas e práticas na sustentabilidade meio ambiente e indústria e que a natureza agradece. Todas as indústrias em menor e maior grau já estão incluídas nesse mesmo compromisso de fazer os seus produtos de maneira equilibrada com o meio ambiente", destacou o vice-presidente da Fiep e coordenador do conselho temático de meio ambiente e recursos naturais, Nelson Roberto Nubner.

Palestraram no encontro: Ana Maria Cajueiro Toffolo, responsável por finanças na TMD Friction do Brasil S A e vice-presidente Financeira do IBEF/Regional Campinas; Andreas Grauer, Consultor da Similar Controle de Poluição Atmosférica e professor do Mestrado "Meio Ambiente Urbano e Industrial" da UFPR+Uni Stuttgart+SENAI-PR; Dirlene Cavalcanti e Silva, chefe do Departamento de Tecnologia Ambiental do IAP; Milton Norio Sogabe, represenante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Ivonete Coelho da Silva Chaves, diretora de Estudos e Padrões Ambientais do IAP; Joachim Lorenzen, gerente da Unidade de Negócio do Departamento para Sistemas de Proteção do Meio Ambiente e Recuperação de Energia da DURR; Mario Beer, engenheiro químico representante da Haldor Topsoe no Brasil; Frederik Soeby, diretor-gerente do Haldor Topsoe América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços