DEZ LÍDERES ESTÃO NA FINAL DO EMPREENDEDOR SOCIAL 2013


Cerimônia de entrega do 9º Prêmio Empreendedor Social — maior e mais disputado concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina — e do 5º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, em 21/11, revelará os eleitos pelo júri especializado e terá transmissão ao vivo pelo site da Folha de S. Paulo e pelo UOL. Internautas já podem votar na categoria Escolha do Leitor.

Após meses de análises de documentos, visitas a projetos e centenas de entrevistas, quatro mulheres passaram pelo crivo da equipe organizadora e se tornaram as finalistas da 9ª edição do Prêmio Empreendedor Social. São elas: Alice Freitas (Asta), Merula Steagall (Abrale/Abrasta), Regina Guarita (Arte Despertar) e Sylvia Guimarães (Vaga Lume).
Realizado no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, o concurso acontece em 61 países onde a fundação suíça atua e ganhou fama pelo elevado rigor da seleção. Sua proposta é valorizar líderes sociais (leia resumos dos finalistas abaixo) que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com impacto na sociedade e em políticas públicas, em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação e saúde. A Fundação Schwab é a correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos.
O Empreendedor Social de Futuro, promovido exclusivamente pela Folha de S.Paulo, obedece aos mesmos padrões de avaliação, mas reconhece e promove líderes sociais em atividade há menos tempo: no mínimo, um ano e, no máximo, três anos. Trata-se de uma fase em que os empreendedores, normalmente, precisam de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa e multiplicar seu impacto. Os finalistas da 5ª edição são: Alessandra Orofino/Miguel Lago (Meu Rio); Alexandre Amorim/Diego Moreira/Luiz Ribas (Asid) e Tony Marlon (Escola de Notícias).
“No Empreendedor Social, chegaram à final quatro mulheres que criaram métodos de intervenção próprios e altamente inovadores; no Empreendedor Social de Futuro, seis jovens imbuídos de ousadia e, antes de tudo, de responsabilidade cidadã”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.
“São duas gerações empreendedoras diversas em sua abordagem, porém com um foco único: criar uma transformação consistente, profunda e cada vez mais ampla na sociedade”, completa Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.
Os vencedores serão anunciados no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista, em cerimônia para convidados, com transmissão ao vivo pelo site da Folha de S.Paulo e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Na ocasião, haverá exposição de fotografias dos projetos finalistas e, antes do anúncio dos vencedores, a plateia assistirá a documentários curtos sobre o trabalho de cada líder e sua organização social.
Desde 2006, o Brasil registra recorde de inscrições ao redor do mundo. Em 2013, foram 227 candidaturas de 24 Estados e do Distrito Federal, à frente de China e Índia, por exemplo. Desses, 22 chegaram à semifinal e apenas 10, à final. Por isso essa premiação é considerada a principal e mais disputada da América Latina na área de empreendedorismo socioambiental.
Voto popular
O internauta pode votar na categoria Escolha do Leitor, na qual seleciona seu projeto preferido a partir de vídeos de 60 segundos gravados pelos dez finalistas e disponíveis no site folha.com/empreendedorsocial. O vencedor será conhecido apenas na cerimônia de entrega dos prêmios, minutos depois de encerrada a votação dentro do próprio Masp.
Em parceria com o Instituto Humanitare, neste ano, haverá ainda a Menção Honrosa ao projeto mais alinhado à temática e aos objetivos do Ano Internacional de Cooperação pela Água da ONU. A seleção ocorreu entre 68 finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor de Futuro, de 2005 a 2013. Caberá a um júri especializado a escolha do ganhador. Estão na final os trabalhos de: Luiz Moura (Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada), Berenice Kikuchi (Associação de Anemia Falciforme), Luis Fernando Guedes Pinto (Imaflora), Fábio Bibancos (Turma do Bem), Suzana Pádua (IPE), Rodrigo Castro (Associação Caatinga) e José Dias (Centro de Educação Popular e Formação Social).
Julgamento rigoroso
Antes da submissão ao júri do Empreendedor Social e do Empreendedor de Futuro, uma equipe da Folha de S.Paulo passou mais de 30 dias nas regiões de atuação dos finalistas, sabatinando não só os líderes como suas famílias, equipes de trabalho, parceiros, patrocinadores e beneficiários. Todo material colhido foi condensado em vídeos, fotos e 361 páginas de relatórios, às quais um júri especializado analisará os candidatos por inovação, sustentabilidade, impacto social, influência em políticas públicas, perfil, alcance/abrangência do projeto e efeito multiplicador.
A comissão julgadora de 2013 é formada por: Alicia Bárcena, bióloga, mestre em administração pública, secretária-executiva da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) das Nações Unidas; Andre Degenszajn, mestre em relações internacionais, secretário-geral do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Carlos Jereissati Filho, administrador, CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial; Cláudio Bruzzi Boechat, engenheiro, professor e pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da FDC (Fundação Dom Cabral); Gisela Solymos, doutora em psiquiatria e psicologia médica, diretora-geral do Cren (Centro de Educação e Recuperação Nutricional), eleita Empreendedora Social 2011; Kenneth Turner, bacharel em finanças e políticas públicas e MBA em negócios, gerente-sênior para a América Latina e África da Fundação Schwab; Maria Cristina Frias, jornalista, MBA em finanças, colunista da Folha de S.Paulo; Regina Casé, atriz e apresentadora de TV, trabalha para a valorização cultural de favelas e periferias.
Já a Menção Honrosa conta com um júri especial composto por: Antonio da Costa Miranda Neto, engenheiro civil e sanitarista, do conselho de assessoramento da ONU para assuntos de água e saneamento; Cleinaldo de Almeida Costa, doutor em clínica cirúrgica, reitor da Universidade do Estado do Amazonas; Gislaine Garbelini, mestranda em sistemas de gestão, gerente setorial de programas ambientais/responsabilidade social da Petrobras; Gonzalo Enríquez, economista e engenheiro, doutor em desenvolvimento sustentável, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universidade Federal do Pará); Jonas Rabinovitch, arquiteto e urbanista, conselheiro-sênior nas Nações Unidas para governança socioeconômica e gestão pública; Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil; Nelton Miguel Friedrich, advogado e especialista em desenvolvimento sustentável, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional.
Benefícios para aprimoramento
Além de terem seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo, no site da Folha e no UOL, finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Empreendedor de Futuro receberão auditoria financeira, assessoria jurídica e bolsas de estudo no Brasil e no exterior para cursos, congressos, seminários e MBAs.
O ganhador do Prêmio Empreendedor Social também participará do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2014. Ele e os dois finalistas mais bem avaliados serão apresentados em janeiro próximo ao Conselho da Fundação Schwab para integrarem a Rede Schwab de Empreendedores Sociais.
No Empreendedor de Futuro, os finalistas com menos de 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Os que tiverem entre 20 e 30 anos e que corresponderem aos critérios da organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers.
Os dez finalistas de ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de 57 líderes sociais altamente inovadores que interagem e trocam ideias, com apoio e divulgação da Folha de S.Paulo.
O projeto reconhecido com a Menção Honrosa receberá consultoria do Instituto Humanitare em gestão, planejamento e captação de recursos para potencializar seu projeto, incluindo uma visita à sede da ONU, em Nova York, na qual terá acesso a informações para apoio técnico.
Patrocínio e apoio
O Empreendedor Social tem patrocínio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e apoio estratégico da Deloitte e da TAM.
Os apoiadores institucionais são: ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos); Agora São Paulo; Artemisia Negócios Sociais; Ashoka Empreendedores Sociais; Catraca Livre; Diálogo Social; Endeavor Brasil; FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) da Fundação Getulio Vargas; Fundação Dom Cabral; Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Impact HUB; Instituto Humanitare; Instituto Gesc; IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas); Merege & Moussallem; Na Lata; Neurônio Sator; NESsT Brasil; ONG Brasil; ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental; Sitawi Finanças do Bem; Szazi Bechara Storto Advogados; e UOL.
São parceiros de divulgação: Aiesec, Amazon Sat, Avina, Brasil Júnior, Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários); Envolverde; FGV-GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas; Fundação Estudar; Ideia Sustentável; Instituto Filantropia; P&B Comunicação e Portal Amazônia.com.

QUATRO MULHERES CONCORREM AO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2013
Alice Freitas, 34, advogada – cofundadora da Asta, que, com a criação de brindes feitos a mão com sobras da produção de empresas e venda porta a porta de artesanato, fortalece grupos produtivos formados por mulheres de baixa renda. Site: www.redeasta.org.br.
Merula Steagall, 46, administradora mentora da Abrale e da Abrasta, que oferecem assistência a pacientes com doenças graves no sangue e produzem e disseminam conhecimentos na área onco-hematológica, com impacto em políticas públicas. Sites: www.abrale.org.br e www.abrasta.org.br.
Regina Guarita, 67, arte-educadora – fundadora da Arte Despertar, organização que usa arte e cultura para reconectar indivíduos em situações críticas, como profissionais sobrecarregados da saúde, pacientes hospitalizados e crianças socialmente vulneráveis. Site: www.artedespertar.org.br.
Sylvia Guimarães, 34, historiadora idealizadora da Vaga Lume, desenvolve intercâmbios culturais que promovem o protagonismo de pessoas e comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura, da escrita e da oralidade. Site: www.expedicaovagalume.org.br.

SEIS JOVENS ESTÃO NA FINAL DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2013
Alessandra Orofino, 24, economista, e Miguel Lago, 26, administrador público – criadores da plataforma interativa Meu Rio, que conecta os cidadãos cariocas com representantes políticos e promove mobilizações de interesse público. Site: www.meurio.org.br.
Alexandre Amorim, 23, administrador, Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24, economistas - juntos, desenvolvem uma metodologia gratuita e pioneira que melhora a gestão e a estrutura de escolas especiais de Curitiba. Site: www.asidbrasil.org.br.
Tony Marlon, 29, jornalista - fundador do Instituto Escola de Notícias, que, com oficinas de comunicação que valorizam histórias de vidas, transforma, dá voz e trabalho a jovens da periferia da zona sul de São Paulo. Site: www.escoladenoticias.org.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços