Tesoureiros e contabilistas discutem gestão financeira do sistema OAB

Brasília - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou na quarta-feira (25) o VIII Seminário dos Diretores Tesoureiros e Contabilistas das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  O evento reuniu representantes das seccionais para debater a elaboração dos orçamentos de 2014, a fim de integrar o diálogo no sistema orçamentário, financeiro e contábil da OAB.
O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, destacou que o evento simboliza o método de ação da atual gestão do Conselho Federal da OAB, que é a gestão participativa. Para ele, foi uma oportunidade de ouvir dos diretores tesoureiros e contabilistas as sugestões sobre prestação de contas. “A intenção é fazer um orçamento participativo para que possamos dar passos seguros na direção de melhor atender os advogados com os recursos que são oriundos das anuidades, ter a exata dimensão que a OAB deve ser uma entidade prestadora de serviços aos advogados. Eles são os verdadeiros patrões de todos nós, dirigentes da Ordem. Então, nós temos que prestar contas aos nossos patrões, que são os advogados brasileiros”.
O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Oneildo Ferreira, esclareceu que o seminário aprofundou a discussão para implementar o orçamento participativo na entidade. “Definimos o que é essa matriz orçamentária, os objetivos, os parâmetros, os requisitos. Discutimos e vamos propor no Conselho e sugerir aos presidentes para propor solução e fazer essa formatação. O evento subsidia o sistema OAB, os contadores, os diretores tesoureiros, com elementos para a elaboração de uma melhor proposta orçamentária que vai acontecer em outubro”.
O objetivo é adotar uma melhor prática orçamentária, com equilíbrio atuarial e financeiro, superávit, sustentabilidade, para que se possa criar e fortalecer a capacidade de investimento no sistema. O evento contou com a participação da maioria dos diretores das seccionais, que debateu questões relevantes para melhoria da cultura orçamentária, como o portal da transparência.
“Discutimos também o portal da transparência, que contou com a participação do corregedor nacional do sistema, Cláudio Stábile, que é o coordenador do projeto nacional da transparência, dentro sistema OAB. Isso vai contribuir nas formatações futuras, que vamos implementar democraticamente”,  disse Oneildo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade