Senado e Câmara participam do Outubro Rosa

Da Redação
O Senado e a Câmara iniciam, na próxima terça-feira (1º), as comemorações do Outubro Rosa, movimento celebrado em diversos países cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O slogan da campanha, “Acenda sua consciência”, é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso terá na noite de terça. As luzes devem ser acesas às 18h30.
Além da iluminação especial, haverá o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama. São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança. A mostra apresenta uma abordagem inovadora do tema, com um olhar editorial de moda, aliado a breves depoimentos de mulheres para quem o câncer de mama representou um recomeço de vida.
O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
De acordo com oncologistas, a detecção precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura. Em 2010, cerca de 450 mil mulheres morreram vítimas desse tipo de tumor. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de novos casos de câncer de mama passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade