Após acidente em São Francisco do Sul, governador determina fiscalização em portos e empresas

O Governo do Estado vai fiscalizar e monitorar os cinco portos catarinenses e todas as empresas do Estado que trabalham com produtos semelhantes ao que provocou a reação química no galpão próximo ao porto de São Francisco do Sul, na noite de terça-feira, 24/09. A determinação é do governador Raimundo Colombo, que visitou o local do acidente na tarde desta sexta, dia 27/09, e cumprimentou todas as equipes que participaram do combate aos efeitos da ocorrência.
“Esse episódio em São Francisco do Sul faz um alerta. Vamos agora monitorar todas as empresas que trabalham nessa área e estabelecer um programa de acompanhamento bastante rigoroso”, afirmou Colombo.
sao francisco do sul 20130927 1152701367

O governador destacou, ainda, que órgãos de investigação federal, incluindo a própria Polícia Federal, estão na cidade para investigar as causas do acidente em São Francisco do Sul. “A investigação está sendo feita e será muito transparente. Todas as medidas estão sendo tomadas. Conseguimos debelar todo o processo e agora temos condições de estabelecer o retorno de todos para suas casas e retomar a normalidade”, explicou. O Ibama e o Instituto Geral de Perícias (IGP) começaram, nesta sexta, a perícia para avaliar a causa da reação química.
O prefeito Luiz Roberto de Oliveira reforça o sentimento de que a cidade está retomando a rotina. “No máximo, a partir de segunda-feira, São Francisco do Sul vai retomar a total normalidade”, afirmou.
O acidente
Na noite de terça-feira, 24/09, uma carga de fertilizante à base de nitrato de amônio sofreu uma reação química em um galpão distante dois quilômetros do Porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande nuvem de fumaça. No galpão estavam armazenadas cerca de 10 mil toneladas de fertilizantes. Desde o início, as ações foram concentradas na retirada das pessoas dos imóveis localizados no entorno do local.
A reação química foi interrompida às 6h08 desta sexta-feira, 27/09. A situação só foi controlada com o resfriamento do galpão. Foram 200 bombeiros trabalhando na operação que durou quase 60 horas. As pessoas que foram deslocadas de suas casas para os abrigos já estão voltando para suas residências.
Nesta sexta-feira, não há mais fumaça. Até o início da tarde havia apenas a presença do vapor d’água. Os bombeiros encharcaram a carga de fertilizantes para fazer a contenção do calor e, consequentemente, evitar explosões e novos danos ambientais. Foram utilizados cerca de dois milhões de litros de água na operação. Parte desta água fica retida no produto, enquanto o restante será drenado para uma piscina de lona. Depois isso, o material receberá uma destinação adequada.
ATENÇÃO para as orientações pós-incidente

Moradores que estão fora de suas casas em São Francisco do Sul, ao retornarem:
- Abrir toda a casa como forma de ventilar o ambiente em sua totalidade.
- Não ingerir água da caixa que estava destampada. A fumaça pode ter contaminado o líquido. O Samae de SFS informa que de 30 em 30 minutos três empresas estão verificando a qualidade da água. A água do Samae é 100% potável.
- Quanto à caixa da água: fechar o registro e utilizar a água que permanece na caixa apenas para limpeza. Se possível, caixas que estavam sem tampa, devem ser limpas com água sanitária.
- Móveis com tecido – em caso de poeira ou resíduo de fumaça, tirar o pó e colocar os móveis em locais arejados.
- Descartar alimentos expostos.

Comércio
- Panificadoras e supermercados podem abrir imediatamente. O comércio deverá ser normalizado durante o fim de semana.
- Atendimento em todos os órgãos (comércio, escolas, bancos, órgãos públicos, entre outros) deve estar normalizado na segunda-feira, 30/09.

Trânsito
- A Polícia Rodoviária Federal alerta para que pessoas que não moram em São Francisco do Sul (veranistas, turistas, curiosos, entre outros) NÃO devem ir para o município neste fim de semana. Neste período haverá movimento intenso de caminhões se dirigindo ao porto, além de grande fluxo de veículos de moradores locais que estavam fora da cidade.

Barreira
- A Rua Carijós está interditada para qualquer veículo que não esteja ligado a operação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços