Qualidade de vida dos colaboradores: um grande diferencial para o sucesso da empresa




Há um tempo não muito distante, o mundo dos negócios tinha o foco no produto. Com a globalização, as empresas se tornaram cada vez mais competitivas. Com o objetivo de se adaptarem a essa nova era, as principais companhias começaram a valorizar a qualidade dos produtos e serviços, mas principalmente a manutenção dos clientes e o bem-estar dos colaboradores.  Agora, a estratégia é focar no ser humano.

O lucro não deixou de ser um objetivo importante. Porém, para alcançá-lo é preciso reconhecer quem é o responsável pelos resultados positivos da organização: o funcionário. Por isso, cada vez mais se discute um fator essencial para os negócios, a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para o palestrante e presidente da Fitness Brasil Waldyr Soares, quando a empresa investe em atividades para melhorar as condições de trabalho, existe um ganho para ambas as partes, “o funcionário passa a se sentir valorizado e não mais um número entre tantos outros profissionais. Sua auto-estima melhora e é isso que faz a empresa ganhar, pois com funcionários valorizados a produtividade melhora e aumenta naturalmente.”, afirma.

A lista de resultados positivos para a empresa e para os funcionários é grande. Há um aumento na disposição para o trabalho, facilidade de concentração nas atividades, satisfação geral com a companhia, uma integração maior entre os colaboradores e, principalmente uma diminuição das faltas justificadas por doença.

Algumas ações são importantes para melhorar as condições de trabalho: incentivar a participação dos funcionários em decisões importantes; oferecer aos colaboradores uma remuneração adequada; promover ginástica laboral com profissionais especializados; investir em gestão de pessoas e valorizar o departamento de recursos humanos; esclarecer e promover a segurança do trabalhador; consolidar um plano de carreira; investir em ações educacionais como cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação.

“Valores como respeito a todas às pessoas, ética e profissionalismo nas atividades do trabalho, transparência nas informações, assim como, integridade e honestidade no ambiente profissional são alguns dos fatores que influenciam a qualidade de vida. Pessoas saudáveis e felizes vivem e trabalham melhor”, revela Waldyr.

Bem-estar na Fitness Brasil

A 14th IHRSA FITNESS BRASIL, uma das maiores feiras da América Latina, tem como principal objetivo discutir a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele. Segundo Waldyr, a ideia é reunir, em três dias de evento, donos de academias, gestores, coordenadores, profissionais das áreas de marketing e comercial. “Todos serão chamados a interagir e a compartilhar boas experiências de gestão, metodologias bem sucedidas de aulas e treinamentos, além de inovações observadas tanto dentro dos empreendimentos, quanto além dos muros das academias”, diz.

O evento acontece entre 05 e 07 de setembro, no centro de convenções e exposições Transamerica Expo Center

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços