Massa de ar seco permanece e temperaturas sobem na maioria das regiões do Estado hoje










Kayke Niz
Campo Grande (MS) – Mês de agosto encerra sem chuva na Capital com umidade do ar em estado de “Alerta” (18%). O sol predomina e as temperaturas voltam a subir nesta sexta-feira (30). A mínima é de 27º e máxima passa de 30ºC no período da tarde. Há previsão de chuva fraca no início de setembro (domingo) para o Estado.    
De acordo com as informações do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), acaba a sensação de frio intenso em Mato Grosso do Sul e a tendência é de calor, principalmente no período da tarde hoje.
Em Três Lagoas, temperatura mínima de 15°C e máxima será de 30°C. Porto Murtinho também amanheceu com temperatura mais agradável 18°C e terá tarde de 33°C. Segundo a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, o comportamento semelhante ocorrerá em todos os municípios do Estado.
Ponta Porã com umidade do ar baixa, 25%. Dourados tende a ficar em torno de 40%. Três Lagoas 50%. Corumbá 35%. Porto Murtinho 25%. Não há previsão de chuva para região.
Agosto sem registro de chuva na Capital
          De acordo com a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a última quarta-feira (28), nada foi registrado de chuva em Campo Grande, o esperado para agosto é de 31,4 milímetros. Já no mês de julho, o esperado era de 41 milímetros e choveu 51 milímetros, 24,39% a mais que o esperado.
Chuvisco no sábado
          Segundo o Cemtec/MS, o modelo ETA mostra chuva fraca ou chuvisco (7 mm), somente para a região norte do Estado no sábado (31).
Geada
As estimativas do Cemtec são de que as temperaturas ficarão baixas com registros negativos, na manhã deste sábado (31), em Amambai e Bela Vista com -0,2°C e, portanto com geadas.
Ainda de acordo com Cemtec, Campo Grande bateu recorde de menor temperatura 3,2°C, mas com vento fraco.
O sol deixará a tarde mais quente com máximas de 26°C em Cassilândia, Sonora e Corumbá e em torno de 24°C na região sul. A massa de ar seco permanece no Estado, mas terá índices mais altos: 35% na região central, bolsão 40%, região sul 30%, Corumbá e região 26%.
Em Campo Grande faz sol e temperatura fica mais agradável a partir da tarde de sábado, máxima chegará a 27°C.
Previsão de chuva no domingo
De acordo com os dados do Cemtec/MS, há possibilidade de chuva nesse início de setembro no Estado. Cátia Braga avisa que as chuvas não terão volume significativo, poderá chover até 12 milímetros de forma isolada na região central, norte e sul.
Segundo ela, as temperaturas ficarão altas pela manhã. Corumbá 22°C e no período da tarde faz calor de 35°C. Dourados, Ponta Porã, Laguna Carapã, Aral Moreira devem amanhecer com temperatura de 14°C e à tarde 31°C.
A umidade relativa ficará em torno de 25% na região central, 35% na região norte e entre 25% e 35% na região sul.
Em Campo Grande, a mudança de nebulosidade poderá trazer chuva fraca e/ou chuviscos. Temperatura às 6 horas será de 19°C e máxima de 31°C, às 15 horas.
Cátia Braga informa que, mesmo o modelo ETA (modelos de tempo/ modelo de área limitada) apontando chuva para Mato Grosso do Sul, “a massa de ar seco está forte no Estado e há pouca possibilidade de chuva”, avisa a meteorologista do Cemtec/MS.
Umidade Relativa do Ar Mínima
Acima de 40% é considerado Normal
Entre 40 e 30% é considerado estado de Observação
Entre 29 e 20% é considerado estado de Atenção
Entre 19 e 12% - estado de Alerta
Abaixo de 12% - estado de Emergência
Confira as informações sobre o tempo no site: www.agraer.ms.gov.br/cemtec

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade