Hábitos que prejudicam a audição: veja quais são e como evitá-los




 
Alimentação, vícios, ruídos fortes... Tudo isso pode influenciar na perda auditiva. Confira.


Possuir uma boa audição é normal até os 40, 50 anos, mas, após essa idade, a capacidade auditiva diminui devido ao envelhecimento natural das estruturas do ouvido – assim como qualquer outra parte do corpo, – por causa da exposição a ruídos ou sons altos, hábitos errados, como a má alimentação ou o uso constante do fone de ouvido e, em alguns casos, doenças específicas.
Porém, existem algumas medidas que fazem com que a perda auditiva seja sentida cada vez antes pelas pessoas – e, assim como existem os males causados por essas atitudes, existem também aquelas ações que podem ser feitas para impedir esse envelhecimento precoce da audição.
“Uma das principais, senão a principal causa da perda auditiva precoce, ainda mais nessa nova geração, é a utilização de fones de ouvidos com volumes muito altos durante um período muito longo”, comenta a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista e Otoneurologista de Curitiba, PR. “Ouvir música, mesmo sem fone de ouvido, em um volume acima de 80 decibéis por mais de uma hora, pode causar um trauma acústico, que vai se somando com o tempo constante de exposição aos altos volumes e se torna uma espécie de ‘lesão progressiva’”, explica.
A especialista explica que, com o barulho em excesso, ocorrem alterações vasculares da microcirculação do ouvido interno    com privação de oxigênio e demais nutrientes para as células sensoriais auditivas do ouvido interno. Esta condição pode resultar na morte ou degeneração das células ciliadas, aquelas responsáveis por perceber o som, “o que pode resultar em perda auditiva, dificuldade no entendimento dos sons da fala e zumbido” exalta Rita.
Outro fator que não parece estar diretamente ligado com a audição, mas pode causar danos ao aparelho auditivo é o vício no cigarro. Isso porque, graças às mais de cinco mil substâncias químicas presentes nele, as toxinas inaladas podem causar danos definitivos às estruturas sensíveis do ouvido - a começar pelo sintoma zumbido, “problema que não causa a perda de audição, mas sim o contrário: a perda de audição causa o zumbido” Rita faz questão de frisar. Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pessoas que fumam no mínimo cinco cigarros por dia há mais de um ano têm quatro vezes mais chances de sofrer com zumbido.
A cafeína e os carboidratos em excesso também podem ser vilões para a audição, por isso, ter uma alimentação balanceada, com pouca cafeína e sem exageros em glicose e sódio é o primeiro passo para a manutenção do bom funcionamento auditivo, comenta.
Uma solução é reformular o cardápio a fim de consumir alimentos naturais e integrais, como frutas, legumes e produtos lácteos, além de frutas, vegetais frescos e bebidas, como água e chá de ervas sem cafeína, que previnem o zumbido, as vertigens e as dores de cabeça. “Dessa forma, a pessoa pode se prevenir de um problema que vai além da audição, já que o excesso de ruído leva a perda auditiva e pode ainda causar o estresse, insônia e até doenças psiquiátricas” conclui Rita.
Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Telefone: 41-3225-1665   
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços