Compagas vai ampliar rede de gás natural nos Campos Gerais




A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) apresentará o projeto de expansão da rede de gás natural para os Campos Gerais, em audiências públicas, entre três e 5 de setembro. O projeto prevê a construção de 80 quilômetros de tubulação em Ponta Grossa, Carambeí e Castro.

Ponta Grossa começou a ser atendida pela Compagas desde 2000, quando foi construído o primeiro ramal da rede de gás natural. O atual projeto dará continuidade a essa rede, fazendo a volta pela BR 376, seguindo pela PR 151, que passará por Carambeí, chegando até Castro. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2014, e terminar em novembro de 2015.

A ampliação da malha de distribuição de gás tem o objetivo de atender a demanda do segmento industrial, que na região conta com clientes como Ambev e Cargill.

O presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, comenta que a região tem a ganhar com mais uma fonte de energia. “Os Campos Gerais poderão contar com um combustível mais econômico e menos poluente, contribuindo para a qualidade do meio ambiente. Além disso, a disponibilidade de gás natural pode ser um vetor para atrair mais indústrias para região”.

AS AUDIÊNCIAS - A realização de audiências públicas para explicar à população detalhes sobre um novo empreendimento na região é uma exigência legal da legislação ambiental.

Nas audiências, marcadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Compagas apresentará o seu estudo de impacto ambiental (EIA) e Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente (Rima). Técnicos do IAP e da Compagas ficarão à disposição para atender dúvidas dos participantes. Após a realização das audiências, o IAP emite as licenças ambientais para a construção da rede.

Agenda - As audiências acontecerão entre as 19h e 22h nos seguintes dias e locais:

03/09, em Ponta Grossa, no salão inferior da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, na rua Balduíno Taques, nº 500, bairro Vila Estrela;

04/09, em Carambeí, no auditório da Câmara Municipal de Carambeí, na rua da Prata, nº 99, bairro Nova Holanda; e 05/09, em Castro, no auditório do Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva, na rua Raimundo Feijó Gaião, nº 351, bairro Jardim das Araucárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade