Tortura

CFP auxilia mutirão de inspeção em locais de privação de liberdade

Neste 26 de junho, Dia Mundial em Apoio às Vítimas de Tortura, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República realiza mutirão de prevenção e combate à tortura em locais de privação de liberdade em 14 unidades da federação.
O Conselho Federal de Psicologia, por meio da Comissão Nacional e das Comissões Regionais de Direitos Humanos, auxiliou na mobilização da ação. Serão inspecionados presídios, penitenciárias, hospitais psiquiátricos e instituições socioeducativas.
O relatório final das inspeções será divulgado e subsidiará as próximas ações de combate à tortura.
Para Paulo Endo, representante titular do CFP no Comitê Nacional para Prevenção e o Combate à Tortura no Brasil, a importância da Psicologia nessa mobilização é central. “Não é possível falar em tortura sem falar nas consequências psíquicas tanto prévias quanto posteriores a ela. A participação das (os) psicólogas (os) envolvidas (os) com os direitos humanos e com as teorias que permitem essa leitura mais profunda das causas e efeitos é imprescindível para que se possa compreender a dimensão da tortura”, disse.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1997, o dia 26 de junho como o Dia Mundial em Apoio às Vítimas de Tortura.
Prêmio de Psicologia e Direitos Humanos: Ditadura Civil-Militar e Repercussão sobre a Psicologia como Ciência e Profissão
O CFP, em parceria com a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Sistema Conselhos, lançou a premiação que tem por objetivo estimular estudantes e psicólogas (os) para a produção de artigos a respeito do regime autoritário vivido de 1964 a 1985 no Brasil. As inscrições seguem até 20 de julho de 2013 e poderão ser feitas pelo site do prêmio: www.premiodh.cfp.org.br.
Os artigos irão fornecer subsídios para que o psicólogo (a) pense permanentemente nas implicações de uma sociedade violenta na vida dos indivíduos. A iniciativa foi uma maneira encontrada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para cooperar com o registro e a memória dos fatos, estimulando a produção de visões a partir do que é peculiar à profissão.
Psicóloga, psicólogo, participe, sua contribuição é muito importante! Para maiores informações, acesse o site do prêmio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços