Sucesso de empreendedores estimula formalização na Bahia

Semana de 3 a 5 de julho vai ter programação voltada aos microempreendedores individuais
Renata Smith

Maurício Maron
Formalizado, o pipoqueiro Sorozinho vende dez mil sacos de pipoca por mês
Formalizado, o pipoqueiro Sorozinho vende dez mil sacos de pipoca por mês
Salvador - Casos de sucesso no sul da Bahia inspiram quem busca atuar no mercado de forma legalizada como Microempreendedor Individual (MEI). Em Canavieiras, o pedreiro Rosival dos Anjos, formalizado há seis meses em um mutirão do Sebrae, está construindo um futuro de novas oportunidades. “Agora, atendo a empresas porque posso emitir nota fiscal”. Na mesma cidade, o empreendedor André Silva, o André Bombom, vive o doce sonho do sucesso, produzindo tortas e salgados para hotéis e a prefeitura. Em Ilhéus, a ex-empregada doméstica Maria Aparecida Fernandes, que saiu da informalidade há um ano, produz jarros e flores de papel reciclado. “Com o Sebrae, aprendi a controlar meu dinheiro”, diz. Já Emerson Rodrigues, o Sorozinho, alavancou os negócios com a venda de dez mil sacos de pipoca por mês. 

Os exemplos de Maria, Rosival, André e Emerson integram as estatísticas de formalização dos 29 municípios atendidos pela Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, onde o número total é de 10.130 formalizados. Na Regional Ilhéus, a equipe do Sebrae está finalizando os preparativos para a realização da Semana do Microempreendedor Individual, que acontece de 3 a 5 de julho em todo o estado.

A programação inclui atendimento presencial a empreendedores e candidatos a empresários para esclarecimento de dúvidas sobre pré-requisitos para formalização, alteração e baixa de cadastro, além do cálculo dos boletos em atraso. “O não pagamento dos boletos pode fazer com que o MEI perca a condição de segurado da Previdência Social e não tenha acesso aos benefícios”, alerta o analista do Sebrae, Michel Lima.

O atendimento será feito nos Pontos de Atendimento do Sebrae e nas Salas do Empreendedor de Ilhéus e Itabuna. Os empreendedores também terão acesso a cursos de capacitação. Em Itabuna, no dia 3, acontece a oficina SEI Vender e, no dia 4, a oficina SEI Controlar o Meu Dinheiro.

A analista do Sebrae, Andréa Muniz, avalia a importância das oficinas e consultorias dirigidas aos microempreendedores individuais. “Nós os orientamos na formalização e início dos negócios, dando as condições para que eles atuem no mercado, por meio da capacitação em oficinas e consultorias”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613-9734. Em Itabuna, o endereço do Ponto de Atendimento do Sebrae é a Avenida Francisco Ribeiro Júnior, nº 198, Ed. Atlanta Center.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços