Secretaria de Saúde coloca em ação o Plano para o Enfrentamento de Crises

Esquema especial foi montado para casos de atendimento de múltiplas vítimas durante a Copa das Confederações
Rasível dos Reis
Posto Médico Avançado montado em BH pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Posto Médico Avançado montado em BH pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Durante as manifestações que ocorreram em Belo Horizonte nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais colocou em prática o Plano de ação para o Enfrentamento de Crises em grandes eventos de massa. O plano teve por objetivo atender com agilidade e qualidade as pessoas que se machucaram durantes os protestos.
Isso foi possível porque, há três anos, a Secretaria de Saúde firmou uma parceria com o SAMU de Paris e com a Associação dos Hospitais da capital francesa com o objetivo de construir conhecimento na área de saúde para sediar eventos com grande público, como é o caso da Copa das Confederações. Os hospitais João XXIII, Risoleta T. Neves, Odilon Behrens e o Eduardo de Menezes – este último funcionou na retaguarda, para casos de epidemias e acidentes biológicos com múltiplas vítimas – , estiveram de prontidão e atenderam aos casos de  Urgência e Emergência.
“Minas se adiantou. Buscou estruturar sua rede de atenção à saúde por meio da melhoria das estruturas, capacitação dos profissionais, estruturação dos hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, preparação do SAMU e aquisições de equipamentos. A parceria com França, que sediou a Copa do Mundo de 1998, nos auxiliou nessa tarefa”, explica o Coordenador de Urgência e Emergência da SES, Rasível dos Reis.
Além do Posto Médico Avançado, um heliponto estava à disposição para pouso e decolagem de dois helicópteros, no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG. Cada helicóptero contava com uma equipe formada por um médico e um enfermeiro. Atuaram no PMA, que tinha capacidade de atendimento para 150 vítimas, sete médicos, mais seis enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem, além de 16 bombeiros. Também fizeram parte da estrutura utilizada 4 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e motorista) e outras duas de suporte básico (motorista e auxiliar de enfermagem).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade