Rede Estadual de Saúde Mental é destaque no 15º Congresso Mineiro de Psiquiatria

Políticas públicas para o setor, desenvolvidas em Minas Gerais, foram abordadas pelo secretário Antônio Jorge em palestra
Henrique Chendes/SES MG
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, em sua palestra
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, em sua palestra
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou da solenidade de abertura do IX Jornada Sudeste e da 15º edição do Congresso Mineiro de Psiquiatria, nesta quinta-feira (27), na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em Belo Horizonte. O evento, que acontece até este sábado (29), visa discutir, entre as várias especialidades da área, as especificidades e as contribuições da psiquiatria para o atendimento integral aos pacientes.
Durante a sua apresentação sobre saúde mental no contexto das políticas públicas de saúde em Minas Gerais, Antônio Jorge, abordou sobre a saúde mental no Estado. “A rede estadual de Saúde Mental é a 5ª rede prioritária dentro do nosso campo sanitário. Ela é composta por um núcleo integrador de atenção primária, por um território e por pontos secundários e terciários de atenção a saúde. É considerada como modelo ideal do ponto de vista da organização sanitária e da organização do cuidado em redes integrais de atenção”, explicou.
Entre os desafios predominantes na área, o secretário destacou a ocorrência da depressão e da dependência química. “Atualmente, no sistema público de saúde, estes dois grupos têm uma enorme parcela no quadro epidemiológico. Para podermos tratar os pacientes nessas condições precisamos, cada vez mais, pensar e produzir novos conhecimentos e técnicas, dentro das vicissitudes da área da psiquiatria, para resolvermos estes problemas”, destacou.
Com o tema “Psiquiatria: Especialidade Médica Integradora”, o evento reuniu cerca de 850 profissionais de vários estados brasileiros. Para o diretor regional Sudeste da Associação Brasileira de Psiquiatria, Marcos Gebara, o tema aborda a interface entre a especialidade com as outras áreas no exercício da profissão. “O evento ressalta a importância da Psiquiatria como especialidade médica, respondendo a necessidade do permanente intercâmbio de conhecimento entre as diversas e, ao mesmo tempo, intricadas facetas da medicina”, disse.
Durante os três dias de evento, os congressistas irão participar de várias atividades científicas que inclui sete cursos pré-congresso, conferências, painéis e dezenas de mesas redondas que irão abordar temas com aplicabilidade na prática clínica e na pesquisa.
Para o Presidente do XV Congresso Mineiro de Psiquiatria, o médico Humberto Corrêa, o momento é uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências. “O evento é a reafirmação do papel da psiquiatria enquanto especialidade humanística, que valoriza a imprescindível relação médico-paciente e que mantém seu foco no indivíduo e em suas subjetividades, sem, entretanto, negligenciar a ciência e suas evidências”.
A iniciativa é uma parceria entre a Associação Mineira de Psiquiatria, Associação de Psiquiatria do Espírito Santo e Associação de Psiquiatria do Estado do Rio de Janeiro, com o irrestrito apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Diretoria da Regional Sudeste.
Rede Estadual de Saúde Mental
Minas foi o primeiro estado a ter aprovado a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS). A Rede é composta por Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção Residencial de Caráter Transitório e Atenção Hospitalar.
Para a coordenadora de Saúde Mental da SES, Tanit Sarsur, a rede representa um grande avanço para a Saúde Pública no Estado. “A Atenção Psicossocial (RAPS) em Minas tem como propósito garantir respeito aos direitos humanos, proporcionando autonomia e liberdade às pessoas. Também, busca diminuir os estigmas e preconceitos, garantindo o acesso e a qualidade dos serviços”, informa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade