Propostas da região de Jaraguá do Sul para o Plano Catarinense de Políticas sobre Drogas serão apresentadas nesta quarta
Florianópolis,


As propostas da região de Jaraguá do Sul que devem integrar o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas serão apresentadas na tarde desta quarta-feira, 26. A 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Jaraguá do Sul está sendo realizada na Sociedade Cultural Artística (SCAR).
Após a apresentação da metodologia, cada grupo analisa um estudo de caso e define as propostas prioritárias, além de realizar o diagnóstico da rede de serviços da região. Os participantes foram distribuídos de acordo com os seguintes eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social e trabalho intersetorial; e controle social e comunidades terapêuticas.
A síntese das observações será exposta ao final da oficina regional e o resultado será encaminhado para o Colegiado Gestor da Mesorregião de Jaraguá do Sul para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.
O Plano Catarinense será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participam do evento e possuem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas.
Oficinas - A oficina regional de Jaraguá do Sul foi a segunda de sete oficinas que serão realizadas no Estado até o final de 2013. Estão previstas ainda oficinas regionais em Criciúma (20 e 21 de agosto); São Miguel do Oeste (16 e 17 de setembro);  Chapecó (19 e 20 de setembro); Joaçaba (29 e 30 de outubro);  e Lages (19 e 20 de novembro). A de Florianópolis foi realizada nos dias 10 e 11 de junho.
Foram convidados para participar das oficinas os técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; conselhos tutelares, conselhos de segurança, conselhos municipais antidrogas (Comads); Fundações; Comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de escolas particulares e de entidades socioeducativas e prisionais; além da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).
Abertura – A abertura do evento ocorreu na noite de terça-feira, 25, e contou com a presença de técnicos e autoridades. Os representantes do colegiado gestor regional da Mesorregião de Jaraguá do Sul assinaram o termo de adesão ao Plano.
O secretário de Estado da Assistência Social, coordenador em SC do programa Crack, é possível vencer, do governo federal, ressaltou ser importante o trabalho intersetorial que integre a saúde, educação, justiça e cidadania, segurança pública com a sociedade civil organizada para que se alcance os resultados esperados pela população. “Estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um Estado de referência no enfrentamento às drogas. E, como consequência contribuiremos para tranquilizar as famílias catarinenses”, destacou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, disse que o crack e a cocaína estão entre as drogas que mais matam e movimentam bilhões de dólares pelo mundo.  “Este não é apenas um problema de governo, mas de toda a sociedade. Ao aplicarmos na prevenção, conseguiremos promover o resgate da vida e da cidadania”, destacou. “Vamos ser multiplicadores destas ações em favor da sociedade”, concluiu.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, afirmou que apenas a união de esforços contribuirá para que a sociedade possa enfrentar o problema das drogas. “O debate em grupo sobre este tema auxiliará na construção do plano estadual de políticas públicas sobre drogas”, reforçou.
Participaram ainda da abertura o secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Lio Tironi; o deputado Ismael dos Santos, da Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de SC; e o Promotor de Justiça Rafael Meira Luz, da 7ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços