Jorge Viana diz que manifestações nas ruas atropelaram a todos

Da Redação
Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que as manifestações nas ruas brasileiras atropelaram a todos, incluindo o governo e a oposição, e forçaram a elaboração de uma nova agenda nacional. Ele parabenizou o presidente do Senado, Renan Calheiros, por colocar em pauta “medidas elogiáveis”.
O parlamentar disse que o Brasil teve duas vitórias na quarta-feira (26): no futebol, contra a seleção uruguaia, e no Senado, com votações importantes, citando, entre outras, o projeto que torna crime hediondo a corrupção. Também elogiou o senador José Sarney (PMDB-AP), autor da emenda que torna hediondo também o crime contra a vida.
Jorge Viana parabenizou a presidente Dilma Rousseff por ter chamado os presidentes das duas Casas do Congresso e líderes partidários para dialogar. O senador observou que o governo não conversava nem mesmo com sua base parlamentar ou com a bancada de seu partido. O parlamentar frisou que o seu partido tem que dar muita atenção ao clamor das ruas, já que surgiu nelas.
Jorge Viana propôs mudanças na legislação eleitoral e partidária, entre elas a proibição de doações por pessoas jurídicas para as campanhas e o estabelecimento de um limite de gastos para os candidatos; o fim das coligações proporcionais; e a criação de barreiras para reduzir o número de partidos, citando, como exemplo, a exigência de filiação de 0,5% dos eleitores, o que, em sua avaliação, não será atingido pelos partidos “de negociata”.
- A reforma política ajuda a resgatar o respeito perdido pelo Senado Federal – afirmou o parlamentar, que ainda manifestou sua satisfação por ter sido aparteado, em seu discurso, pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços