Exponorma 2013, por mudanças positivas

Evento da ABNT destacará, este ano, que o uso de normas técnicas sempre traz melhorias para as organizações de todos os setores.

A utilização de normas técnicas pode mudar o destino de uma organização, seja ela da área de indústria, do comércio, ou de prestação de serviços. As melhorias podem ser alcançadas, por exemplo, com a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008, uma das normas mais conhecidas e que traz orientações para implantação de sistemas de gestão da qualidade. Milhares de outros  documentos, de uso geral ou específico para um produto ou processo, têm há muito tempo a sua eficiência comprovada no Brasil e no mundo.

É com o tema “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva” que o Exponorma – Congresso e Exposição vai sensibilizar o público em sua sétima edição, marcada para os dias 30 e 31 de outubro do Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 4º andar, São Paulo – SP). Iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o evento é destinado a disseminar a importância da normalização para a sociedade.

A cada ano o Exponorma tem um tema diferente e sempre o mesmo escolhido para celebrar no Brasil o Dia Mundial da Normalização (14 de outubro), instituído pela World Standard Cooperation (WSC), formada pela International Organization for Standardization (ISO), pela International Electrotechnical Commission (IEC) e pela International Telecommunications Union. Em 2013, todas as atividades enfatizarão que a utilização de normas técnicas resulta em mudanças positivas nos negócios, ao agregar qualidade a produtos e processos e competitividade às organizações de qualquer porte.

A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) e a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) estarão entre os patrocinadores, enquanto a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos (ABFA) já confirmaram a participação entre os expositores.

O Exponorma compreende um congresso, minicursos e palestras que proporcionam um melhor entendimento dos benefícios gerados pela normalização técnica no cotidiano. Desenvolvido por meio de painéis, o congresso deste ano abordará os seguintes temas: Rotulagem Ambiental; Sustentabilidade; e Segurança. A área de exposição reunirá Comitês Técnicos e organizações de variados perfis, que terão a oportunidade de demonstrar aos visitantes casos de sucesso obtidos com a aplicação de normas técnicas.

Por que norma é importante?
Norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoas, enfim, nos mais variados campos. Geralmente, a norma tem como base resultados consolidados da ciência, da tecnologia e da experiência acumulada, visando à otimização de benefícios para a comunidade, mas sua observância não é obrigatória.

As normas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, símbolos, marcação ou etiquetagem, embalagem, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.
Usualmente é o cliente quem estabelece a norma técnica que será seguida no fornecimento do bem ou serviço que pretende adquirir. Isto pode ser feito explicitamente, quando o cliente informa a norma aplicável, ou ele simplesmente espera que as normas em vigor no mercado onde atua sejam seguidas.

Para que uma norma seja eficiente, ela deve: atender a uma necessidade real; apresentar uma solução aceitável; ser obtida de forma participativa; gerar benefícios e não entraves; ser continuamente atualizada; e planejar as fases de sua elaboração. Na elaboração de uma norma, portanto, devem ser observados certos princípios, como: atendimento à necessidade econômica; consistência com as necessidades da economia; manter salvaguarda de interesses (produtores x consumidores); obter consenso; contemplar os últimos avanços tecnológicos; e não inibir o desenvolvimento tecnológico.

Foro Nacional - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços