Vital do Rêgo lamenta episódio de violência em município da Paraíba

Da Redação
O episódio de violência ocorrido em Princesa Isabel, no sertão da Paraíba, em que um grupo de assaltantes sitiou a cidade, roubou agências bancárias e deixou a população em pânico por horas foi lamentado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) em Plenário nesta quarta-feira (29).
De acordo com informações do estado, pelo menos 15 homens assaltaram duas agências bancárias, invadiram a prefeitura da cidade e trocaram tiros com a polícia por cerca de 40 minutos. Na fuga, utilizaram dez reféns como escudo humano. Alguns desses reféns ficaram com os criminosos por mais de uma hora. Felizmente, completou o senador, não houve mortes.
Vital afirmou que há algum tempo vem alertado na tribuna para a situação de violência crescente vivida na Paraíba. Diagnóstico feito pelo Ministério da Justiça apontou que a capital, João Pessoa, e os municípios de Patos e Santa Rita apresentam aumento significativo nos números de homicídios, fazendo com que o estado se destaque como o de maior variação percentual positiva deste tipo de crime nos últimos anos.
Além disso, continuou o senador, entre 1999 e 2011, as mortes por agressão no estado triplicaram – em contraste à taxa nacional que se manteve estável. Se, em 2011, o Brasil manteve um patamar de 25 homicídios por 100 mil habitantes, a Paraíba obteve a sua maior taxa histórica, com o valor de 40 mortes por 100 mil habitantes. Seis municípios (João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Bayeux) concentram cerca de 70% das mortes por agressão no estado.
Vital revelou que, segundo o diagnóstico do ministério, a insegurança decorre de fatores como inexistência de uma política de segurança pública, falta de dados precisos sobre violência, unidades policiais sem estrutura e treinamento, falta de integração das polícias e defasagem nos efetivos policiais, entre outros pontos.
Os números alarmantes, informou Vital, fizeram com o que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, implantasse de forma “diligente, rápida e eficaz” na Paraíba o programa Brasil Mais Seguro. O programa irá investir recursos na prevenção e redução dos índices de crimes letais intencionais, melhorando a atuação das instituições de segurança pública do estado e a execução da política local de enfrentamento à violência.
- Urge, portanto, que o Ministério da Justiça empreenda com afinco as ações do programa Brasil Mais Seguro para que os resultados sejam observados ainda no decorrer deste ano, trazendo paz e segurança para a nossa população - disse o senador.
Delegados
Vital do Rêgo registrou também nota de agradecimento recebida pelo seu gabinete dos delegados de polícia da Paraíba, especialmente os delegados federais do estado, parabenizando os senadores pela aprovação, na noite de terça-feira (28), do Projeto de Lei da Câmara 132/2012, que confere maior autonomia aos delegados de polícia durante as investigações criminais.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade