Sociólogo lança em São Carlos 'Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista'


Fabio de Oliveira Almeida autografa na quarta-feira, 5 de junho, às 20h, no Almanach Bar
Um tema caro à Sociologia das Profissões é o processo de profissionalização. O sociólogo Fabio de Oliveira Almeida debruçou-se na análise de uma das carreiras profissionais mais influentes, tanto política como socialmente: a médica. Mas vai além, ao estabelecer as relações com um instigante fenômeno da política brasileira: a liderança de Adhemar de Barros, no governo paulista, entre 1947 e 1951. O resultado desta pesquisa original pode ser conferido em Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista, lançamento da EdUFSCar.
O livro divide-se em quatro capítulos que tratam da medicina e seu envolvimento com o adhemarismo em São Paulo. Os dois primeiros são de caráter conceitual e histórico sobre a Sociologia das Profissões internacional e do Brasil, estudos sobre as relações da medicina com o Estado brasileiro, bem como sobre o adhemarismo e o sistema político populista e suas conexões com as classes médias e com a profissão médica paulista. Os outros dois capítulos apresentam a análise empírica dos dados, coletados de jornais e da Revista Paulista de Medicina, em que se evidenciam as relações entre políticas de saúde adhemaristas e profissionalismo médico em São Paulo.
A originalidade de sua análise é “recorrer à abordagem que articula médicos e o poder local” e não o mercado, como é mais comum, destaca a socióloga Maria da Gloria Bonelli, no prefácio da obra. Um segundo aspecto de sua originalidade é a adoção do conceito de profissão e não de classe social, para refletir sobre o adhemarismo e a prática do populismo. Diferentemente da tradicional separação entre profissão e política, identificada no ideário da neutralidade do saber comum a outras profissões, este estudo aponta para a ambivalência na relação entre médicos e adhemarismo, com movimentos ora de aproximação, ora de distanciamento.
O livro se configura, portanto, como um estudo interdisciplinar, que articula a literatura da Sociologia das Profissões com uma problemática característica da Ciência Política e uma metodologia apoiada na investigação de arquivos, típica da História.
Sobre o autor – Fabio de Oliveira Almeida nasceu em São Carlos e cursou sua formação superior na Universidade Federal de São Carlos, onde se graduou em Ciências Sociais, fez mestrado e hoje desenvolve doutorado em Sociologia. Investiga o fenômeno do profissionalismo e como a realidade dos grupos profissionais se relaciona com a política brasileira, dedicando-se especialmente ao estudo da carreira médica paulista e ao contexto político de São Paulo.
TítuloProfissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista 
Autor: Fabio de Oliveira Almeida
Número de páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-309-0
Lançamento em São Carlos
Data: quarta-feira, 5 de junho, às 20h
Local: Almanach Bar
Avenida São Carlos, 2338 – São Carlos (SP)
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade