Kátia Abreu aponta participação do agronegócio no crescimento do PIB

Da Redação
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) comentou, nesta quarta-feira (29), o crescimento de 1,9% do produto interno bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012, afirmando que foi puxado pelo setor agropecuário, que teve uma aumento de 17% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado.
- O agro, mais uma vez, mostra ao Brasil que cumpre com sua obrigação, investindo em tecnologia e em mão de obra tecnificada, para dar tanta alegria aos brasileiros. Tenho certeza de que o agro, com todos os outros setores da economia, fará com que, no segundo trimestre, todo o Brasil possa crescer mais ainda – disse.
A senadora destacou a produção recorde de 2013 como responsável por esse crescimento da agropecuária. Segundo ela, a colheita de soja saltou de 66 milhões para 81 milhões de toneladas de grãos este ano e o milho de verão subiu de 3 milhões para 34 milhões de toneladas.
Kátia Abreu se mostrou otimista em relação ao segundo e terceiro trimestre deste ano afirmando que a previsão é de crescimento da colheita de cana de açúcar, de milho, feijão e trigo. A senadora ressaltou que o lançamento do Plano Safra, no dia 4 de junho, também dará mais ânimo à agropecuária brasileira.
- Estamos muito otimistas de que o Plano Safra poderá fortalecer e dar sustentabilidade ao crescimento da agropecuária brasileira  porque é um plano safra diferenciado, que está sendo construído a várias mãos – explicou.
A senadora também registrou o crescimento do estado do Tocantins. Kátia Abreu citou dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que revelam um crescimento de 15,8% da safra do estado em relação  a 2012.
- É com alegria que estamos vendo o estado mais jovem do país crescer com pujança, chamando a atenção de todo o Brasil. Mas isso se deu graças aos investimentos que estão sendo feitos e à capacidade logística do estado – ressaltou.
A senadora disse que a logística é fundamental para o crescimento agropecuário e citou obras importantes que estão em fase de andamento e que estimularão o setor, entre elas a Ferrovia Norte Sul, a Hidrovia do Tocantins e a duplicação da Belém-Brasília.
- Quero apenas lembrar que é disso que o agronegócio precisa. Não é só de inovação, de tecnologia, mas, principalmente, de logística - disse a senadora, observando, no entanto, que de nada adiantarão logística, terras férteis, inovação e tecnologia se o produtores não tiverem tranquilidade jurídica para trabalhar.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços